Novo Sistema do INSS concede aposentadoria online

Novo Sistema do INSS concede aposentadoria online – A ferramenta pode liberar o benefício de forma automática. Confira!

Novo Sistema do INSS concede aposentadoria online – Saiba como fazer uso desse novo modo de atendimento do INSS!

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é até hoje lembrado pelo seu passado de filas enormes nas suas agências. Antigamente as pessoas que precisavam fazer requerimentos de aposentadoria, auxílio-doença e ou licença maternidade tinham que dormir nas filas em frente a agência.

Com o passar dos anos, o órgão foi se atualizando as modernidades oriundas do surgimento da internet, isso fez com que muitos dos serviços oferecidos pelo INSS fossem feitos através da internet ou do telefone 135, ficando para trás aquela triste espera de uma noite inteira na rua.

Agora o INSS foi mais longe, ele passou por uma nova revolução ao conceder benefícios sejam concedidos diretamente pela internet, todos os passos são feitos de modo online. Aposentadoria por idade e tempo de contribuição, salário-maternidade e outros benefícios. A Partir de agora o cidadão faz o pedido via internet pelo site do “Meu INSS” e se estiver tudo dentro dos conformes a pessoas é avisada através do próprio site.

Novo Sistema do INSS concede aposentadoria online
Foto: Divulgação

Aplicativo “meu INSS”

Essas nova facilidades, muitas delas, são graças ao Aplicativo “Meu INSS”. Esta ferramenta desde este mês passou a ser o principal espaço para que o cidadão acesse as informações sobre sua situação perante ao Instituto. Nele a pessoas pode conferir seu extrato previdenciário, declaração do imposto de renda, histórico de aposentadoria relatório de crédito consignado além de ainda consultar sua revisão de benefício e sua retirada de nada consta.

Aplicativo “meu INSS”
Foto: Divulgação

Pedir a aposentadoria pela internet funciona da seguinte forma, primeiramente ele terá que fazer um cadastro no aplicativo, depois ele fará o pedido e o INSS dará uma resposta imediata, Se houver alguma inconsistência entre os dados enviados no pedido, aí a pessoa será comunicada para aí sim se dirigira a uma das agências físicas do INSS, levando os documentos que forem pedidos. Mas se não tiver nenhum atraso nos recolhimentos, tanto a aposentadoria por idade como a por tempo de contribuição é rapidamente liberada.

Saiba de todos os detalhes de como se aposentar sem emprego formal!

O que o segurado pode pedir pela Internet

Veja a seguir o que o segurado pode pedir pela Internet:

  • – Aposentadoria por idade – Se o cidadão escolher essa opção, o sistema irá realizar uma busca para conferir se o benefício pode ou não ser concedido de forma automática. Se ele não puder ser concedido, basta para a pessoas acompanhar, com o número de protocolo que será fornecido, o andamento do seu pedido pelo “Meu INSS” ou pelo telefone 135.
  • – Aposentadoria por tempo de contribuição – Também será feita uma busca no sistema do INSS para ter certeza que o benefício pode ou não ser concedido a distância. Se não for possível, o segurado será direcionado para agendar o atendimento em uma agência do INSS.
  • O que o segurado pode pedir pela Internet
    Foto: Divulgação

    – Simulação de tempo de contribuição – Também conhecida como “ Calculadora do INSS”, esta ferramenta faz uma busca de todas seus dados e informações que o segurado possua no sistema e com eles calcula o tempo que falta para a pessoa se aposentar. E se ainda, por ventura, algum tempo não constar no INSS você pode acrescentar de forma manual.

  • – Salário maternidade – Poderá ser realizado pelos contribuintes individuais, autônomos e empreendedores. Para os trabalhadores que atuem de carteira assinada, o benefício vai continuar a ser requisitado pela empresa.

Para maiores informações veja o site do “Meu INSS”: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/

 

 

Leia Também