Caiu na MALHA FINA do IR 2020? Saiba como usar o NOVO serviço DIGITAL da RECEITA FEDERAL para REGULARIZAR sua Declaração!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Caiu na MALHA FINA do IR 2020? – Confira a seguir mais detalhes sobre como regularizar os problemas de Imposto de Renda sem sair de casa!

Esse é um período do ano em que muitas pessoas acabam lidando com problemas por conta da declaração do IRPF. Por isso se você caiu na malha fina do Imposto de Renda 2020 fique tranquilo já que você não precisa sair de casa durante a pandemia para resolver isso. 

A própria Receita Federal sabendo que esse é um momento sensível para milhões de brasileiros, resolveu lançar um novo serviço digital. A intenção é que você possa regularizar sua situação sem precisar se expor ao novo coronavírus. 

Confira a seguir mais detalhes sobre como irão acontecer essas ações. Entenda mais detalhes e repasse a informação para familiares e amigos que também estão passando por problemas na sua declaração. 

Caiu na MALHA FINA do IR 2020?
Imagem: Pedro Negrão

Caí na Malha Fina, e agora?

Muitas pessoas estão fazendo a pergunta: ‘eu caí na malha fina, e agora?’. Fique calmo já que a Receita Federal começou a receber desde a última quinta-feira (25) os dados de quem teve a declaração retida. 

Conheça Contas e Tributos com isenção de Pagamento durante a Pandemia: Confira Boletos que você pode adiar ou suspender!

Agora quem caiu na malha fina do IR pode mandar a documentação de forma digital. Essa é uma forma de facilitar principalmente quem faz parte de algum grupo de risco durante a pandemia do Covid-19. 

Esse será um serviço para quem já recebeu a intimação para a apresentação de documentação complementar. Isso acontece quando a Receita Federal encontra algum tipo de problema. 

Dossiê Digital de Atendimento IR

De acordo com Alberto dos Santos, auditor fiscal, o serviço será chamado de Dossiê Digital de Atendimento do Imposto de Renda. É a partir dele que será permitido o envio de documentação complementar. 

É solicitado geralmente, para quem acabou caindo na malha fina, documentos como recibos e comprovantes. O serviço é para as pessoas que já receberam uma intimação em seu nome bem como para aqueles que também caíram e querem adiantar seu atendimento.

Mas muitas pessoas perguntam: como saber se caí na malha fina? Todas as pessoas podem conferir através do extrato da declaração do IR. Isso é feito diretamente no site oficial da Receita (https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atbhe/codacesso.app/PFCodAcesso.aspx). 

Enviar Documentos IRPF 2020

Por fim, os interessados devem enviar os documentos IRPF 2020 de forma online caso tenham encontrado algum tipo de problema. Isso deve ser feito através de alguns passos sem precisar sair de casa. 

São eles:

  • Preencher o formulário de Solicitação de Dossiê Digital do Atendimento (Sodea) no site: http://receita.economia.gov.br/formularios/processos/documentos-digitais
  • É necessário também digitalizar todos os documentos que foram solicitados pelo Fisco (em formato PDF). 

O código de acesso pode ser obtido no próprio site da Receita Federal (no primeiro link disponibilizado). É necessário informar o CPF, data de nascimento e os números de recibos de entrega das declarações (dos últimos dois anos. 

Como ANTECIPAR a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda: Principais BANCOS e CONDIÇÕES!

 

Leia Também