Novo RG tem prazo máximo para ser solicitado, confira a data

De acordo com o Governo Federal, a nova versão do documento conta com uma série de melhorias e a tecnologia do passaporte. Saiba como emitir.

O novo RG (Registro Geral) é considerado um dos documentos mais importantes atualmente. Vale destacar que ele vai substituir a atual carteira de identidade. O Governo Federal criou a nova versão do documento ano passado. Em primeiro lugar, é importante entender que com o passar do tempo, o governo começou a adicionar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) na carteira de identidade. 

O CPF  era usado, originalmente, para tratar da vida financeira do brasileiro. Quando passou a ser colocado no Registro Geral, os brasileiros começaram a ter dois números de identificação. Então, o Governo optou por manter apenas o CPF. Ou seja, no novo RG, o número de identificação do brasileiro passa a ser o CPF e não o Registro Geral. Por mais que seja obrigatório tirar a nova versão do documento, muitos não sabem o prazo. 

rg_2
Confira o prazo para solicitar o novo RG – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, até quando devo emitir o novo RG? 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que, originalmente, apenas alguns estados emitiam o novo RG. O Governo Federal estabeleceu um prazo para que os governos estaduais disponibilizem o documento. No entanto, muitos locais não respeitaram o prazo. Então, o Governo adiou a data para novembro deste ano. Novamente, o prazo não foi cumprido. 

O novo prazo agora é até o dia 6 de dezembro deste ano. Mas calma, não significa que você precisa sair correndo para emitir o novo documento. Por mais que seja obrigatório, os brasileiros têm até o ano de 2032 para solicitá-lo. O processo de mudança do documento será gradual. 

O prazo de 6 de dezembro é referente aos estados. Os governos devem disponibilizar a CIN (Carteira de Identidade Nacional) até esta data. Atualmente, não são todos os lugares que emitem o novo RG. Para saber, você precisa fazer a consulta no Poupatempo ou órgão correspondente de seu estado. A primeira via do documento será gratuita – tal qual no registro geral. 

Vale destacar que o número do RG continua válido até 2032. Os estabelecimentos, órgãos públicos, inscrições em processos seletivos e afins devem aceitar o Registro Geral e a CIN durante esse tempo. Para solicitar, verifique as regras do seu estado. 

Veja também: RG vai acabar? Saiba tudo sobre o novo documento de identificação do Brasil

Por que o Governo criou a CIN? 

O novo RG é muito mais seguro, de acordo com o Governo Federal. O documento é produzido com a mesma tecnologia do passaporte. Ou seja, o risco de fraudes é considerado menor. Além do mais, o material é mais resistente. Vale destacar que novas informações constam no documento, como se a pessoa é doadora de órgãos, por exemplo. 

A CIN também conta com sua versão digital. Atrás do documento, o brasileiro pode usar o QR Code para emitir a versão virtual. Isso garante maior segurança ao brasileiro. Naturalmente, também existe mais praticidade. Em breve, todos os estados do país poderão emitir o documento, caso o prazo seja cumprido. 

Veja também: Estados já estão emitindo o novo documento de identidade: solicite seu RG!