Novo RG tem data máxima para ser emitido? Como faço para solicitar?

Brasileiros devem ficar atentos para a emissão do novo RG, que já começou em alguns estados.

Todo mundo sabe que ter documentos de identificação pessoal, como o Registro Geral (RG), é indispensável apra comprovar sua identidade em praticamente todos os estabelecimentos. Recentemente, porém, esse documento em especial mudou e, agora, é possível ter acesso a uma nova versão ainda mais completa.

Nesse sentido, continue acompanhando o texto a seguir para ficar por dentro de todas as novidades em relação à Carteira de Identidade Nacional (CIN), que deverá tomar o posto como principal documento de identificação.

Você já emitiu a nova versão do RG? Caso ainda não, veja quando será possível fazer isso!
Você já emitiu a nova versão do RG? Caso ainda não, veja quando será possível fazer isso! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que muda com o novo RG?

A princípio, o novo RG deve trazer algumas mudanças importantes para os documentos de identidade e, por isso, é importante ficar atento a elas. Primeiramente, o número do Registro Geral vai deixar de existir definitivamente, sendo que o que vai entrar em seu lugar como identificador é o CPF.

O objetivo geral do Governo Federal com essa mudança, na verdade, é fazer com que haja menos possibilidade de fraudes. Antigamente, por exemplo, um mesmo cidadão poderia ter mais de um RG caso fosse para outro estado, porque não era um documento que seguia um padrão, nem mesmo de numeração. Assim, a CIN vai acabar com essa possibilidade ao utilizar o número do CPF como identificador.

Além disso, ela vai trazer outras facilidades, como a possibilidade de funcionar digitalmente. Isso quer dizer que você poderá ter duas versões de documento: uma física e uma online, que poderá te acompanhar o tempo todo. Fora isso, ela tem um QR Code que contém todas suas informações, quando escaneado.

Veja também: Novo documento de identificação do Brasileiro está sendo LANÇADO: todos serão obrigados a atualizar?

Em quais estados é possível emitir o documento?

Ademais, não são todos os estados que estão emitindo o novo RG, neste momento. Entretanto, o período máximo para que todas as regiões se adequem às normas e passem a oferecê-lo é até a próxima segunda-feira, dia 6 de novembro. Ou seja, depois disso, será possível acessar o documento em qualquer lugar.

Hoje em dia, aqueles que já quiserem substituir o documento antigo pela CIN podem fazer isso nos seguintes estados:

  1. Acre;
  2. Alagoas;
  3. Amazonas;
  4. Goiás;
  5. Mato Grosso;
  6. Minas Gerais;
  7. Pernambuco;
  8. Piauí;
  9. Paraná;
  10. Rio de Janeiro;
  11. Rio Grande do Sul;
  12. Santa Catarina.

É importante destacar que aqueles que forem tirar o novo documento pela primeira vez não precisam pagar, pois a emissão será gratuita para todos. Entretanto, quem perder o novo RG terá que desembolsar alguma quantia para emitir a segunda via, mas o valor vai depender de estado apra estado.

Em relação ao tempo que se tem para emitir o documento, não é necessário se apressar. Segundo informações do Governo Federal, o RG tem um prazo de até dez anos de validade. Isso quer dizer que não é necessário fazer a substituição neste momento, se o seu ainda estiver dentro desse prazo. Com o passar do tempo, todos poderão ter acesso à nova versão, conforme os documentos antigos vencem.

Veja também: 4 documentos que são obrigatórios para dirigir no Brasil e você não sabia