Novo RG: CPF e identidade não VALEM mais? Saiba como renovar a documentação

Saiba as últimas novidades sobre o novo documento de identidade. O RG antigo vai parar de valer? Confira as informações sobre estes documentos.

Durante décadas, o Registro Geral (RG) foi um dos documentos mais comuns usados pelos cidadãos brasileiros em várias situações. No entanto, ao longo dos anos, o RG antigo se tornou menos relevante, levando o Estado a procurar maneiras de descontinuá-lo.

Assim, é compreensível que as pessoas tenham incertezas quanto à validade do Registro Geral. Isso se agravou especialmente a partir de 2022, quando o governo estabeleceu a criação de um novo documento.

Desse modo, é importante entender qual é a utilidade do RG antigo no contexto atual e quais são os projetos nos quais o governo está trabalhando nessa área.

Novo RG: CPF e identidade não VALEM mais? Saiba como renovar a documentação
Veja mais detalhes sobre a nova carteira de identidade. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que acontece com o RG antigo?

Em primeiro lugar, é válido destacar que o Registro Geral é um documento com número específico, foto, estado onde o cidadão nasceu, nome dos pais, nome completo e impressão digital. Dessa maneira, esse RG é um registro completo.

Entretanto, quando o Cadastro da Pessoa Física (CPF), inicialmente voltado apenas para consultas financeiras, foi adicionado ao RG, surgiu a dúvida sobre a necessidade do documento.

Dessa forma, visando deixar o processo de identificação mais simples, em 2022, o governo determinou o encerramento do RG antigo. Ao mesmo tempo, criou-se a Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que deve começar a entrar em vigência este ano.

Veja também: PERDEU a CNH? Saiba como recuperar o documento de forma RÁPIDA

O que é a CIN (Carteira de Identidade Nacional)?

A previsão inicial é que, a partir de março deste ano, a Carteira de Identificação Nacional (CIN) comece a ser emitida em todo o território nacional.

Dessa maneira, essa carteira incluirá o número do CPF como forma de registro e permitirá que o indivíduo informe se é doador de órgãos. Além disso, haverá um QR Code no documento para o cidadão poder acessar a versão digital.

De acordo com informações do Estado, a emissão da Carteira de Identificação Nacional poderá ser realizada nos mesmos órgãos que emitem o Registro Geral.

Contudo, é importante ressaltar que o governo planeja substituir gradualmente o RG antigo nos próximos dez anos, ou seja, haverá um período de transição até que o novo documento seja adotado completamente.

Veja também: ADEUS, RG: novo documento vai substituir a carteira de identidade

É obrigatório trocar a identidade?

A ideia é de que todo brasileiro até 60 anos deve trocar o RG pelo novo modelo. Porém, não é preciso pressa para trocar o documento. Logo, é importante destacar que o atual RG terá validade até 2032, onde somente após esse ano o governo definitivamente exigirá o novo documento.

Desse modo, não será necessário que os cidadãos se alarmem para fazer a troca do documento. Afinal, ainda restam 9 anos para os brasileiros realizarem a substituição com tranquilidade.

Contudo, a notícia divulgada até março pode estar confundindo muitas pessoas. Na realidade, os órgãos de identificação dos estados têm prazo até o dia 6 de março para atualizar seus sistemas e começar a emitir o novo RG.

Portanto, todos os cidadãos poderão solicitar o novo documento após o dia 6 de março. No entanto, o modelo antigo do RG ainda será válido até 2032.

Veja também: RG atual não vai mais ser aceito como documento de identificação? Saiba tudo sobre o novo CPF!