Novo Real Digital: entenda como CADA UM dos brasileiros poderá ser impactado!

Criação do novo Real Digital tem tudo para trazer importantes impactos para a vida dos brasileiros! Confira as principais alterações que devem acontecer.

Novo Real Digital – você já ouviu falar nele? Ainda em meados de 2022, representantes do Governo Federal, do Banco Central e de companhias de tecnologia manifestaram grande interesse em relação ao desenvolvimento de uma moeda digital tipicamente brasileira. Nesse cenário, muitos consumidores compartilham dúvidas sobre o Real Digital. Afinal de contas, quais reflexos práticos a moeda pode ocasionar na economia nacional?

Em postagens de redes sociais, conteúdos do TikTok e vídeos do YouTube, vários influencers citam efeitos que, supostamente, serão observados em todo o Brasil após a criação do Novo Real Digital. Alguns posts chegam a dizer que a moeda digital “substituirá” completamente o Real Tradicional! Desse modo, será que isso é verdade? No guia que mostramos abaixo, você pode conferir as informações oficiais mais importantes sobre o Novo Real Digital; veja.

Tudo sobre o Novo Real Digital! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Tudo sobre o Novo Real Digital! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quais são as criptomoedas mais usadas pelos brasileiros?

Em primeiro lugar, é importante traçar um panorama mais abrangente sobre a relação dos brasileiros com as criptomoedas. Afinal de contas, o Novo Real Digital também pode ser caracterizado como uma moeda virtual.

Criptomoeda” é uma expressão utilizada para identificar “qualquer forma de moeda que existe apenas de maneira digital ou virtual, e usa criptografia para garantir a realização de transações”.

As moedas digitais, nesse sentido, são criadas em redes virtuais de blockchain, com a utilização de sistemas avançados de criptografia que servem para proteger as transações realizadas e manter em segurança as informações e dados digitais dos investidores e consumidores.

Em relação às moedas digitais mais utilizadas pelos brasileiros, a Bitcoin ainda domina o mercado nacional, superando todas as concorrentes no segmento. Segundo dados da Receita Federal, aproximadamente 50% das operações brasileiras com criptomoedas são realizadas a partir do uso da Bitcoin.

Além disso, de acordo com informações da plataforma CoinMarketCap, a dominância da BTC sobre o mercado das criptomoedas ainda é constante. Essa moeda digital é responsável por cerca de 40% das operações realizadas com ativos digitais em todo o mundo.

No ranking das moedas digitais mais usadas pelos brasileiros, a Ethereum aparece em segundo lugar, movimentando cerca de R$ 642 milhões em 2022. A lista conta também com moedas como Tether, XRP, Cardano e LiteCoin.

Veja tambémFUNÇÕES desconhecidas dos CELULARES Android que vão facilitar a sua vida

O que é o Novo Real Digital?

De antemão, podemos dizer que o Novo Real Digital nada mais é do que uma criptomoeda inteiramente brasileira. A moeda virtual em questão, que também é chamada de “Central Bank Digital Currency” (ou “Moeda Digital do Banco Central”, em tradução livre), passa atualmente por um importante período de testes.

Com os testes, que são feitos em parceria com o sistema de blockchain Stellar, o Banco Central tem o objetivo de simular diversos tipos de transações financeiras que, em breve, poderão ser realizadas com a moeda virtual.

Além disso, o Banco Central pretende verificar se os princípios mais importantes do órgão – como o alto nível de confiança, o baixo custo das operações financeiras e a acessibilidade para todos os consumidores – serão respeitados pelo Novo Real Digital.

Um dos principais elementos analisados pelo Banco Central nos testes do Novo Real Digital é a confiabilidade da moeda virtual. Desse modo, as simulações que são realizadas atualmente também servem para testar os modelos de segurança com token, prevenindo a utilização dele em esquemas criminosos de lavagem de dinheiro.

Novo Real Digital já está disponível?

Infelizmente, o Novo Real Digital ainda não está disponível, na prática, para os consumidores e investidores brasileiros. No entanto, podemos dizer que, como os testes do Banco Central já estão em fase avançada, o token poderá ser implementado em breve.

De acordo com alguns especialistas, o Novo Real Digital pode, inclusive, ser lançado em menos de 1ano. Tudo depende do resultado das novas análises, e da definição legal das regras da Central Bank Digital Currency.

No futuro, pessoas do Brasil inteiro poderão utilizar o Novo Real Digital para substituir a moeda tradicional em transações digitais dos mais diversos tipos.

Porém, devemos lembrar que, mesmo com a criação da moeda digital, o Real Tradicional não será completamente substituído. Dessa forma, a Casa da Moeda continuará a emitir novas tiragens das notas no modelo clássico, e a maior parte das transações financeiras ainda será feita com a moeda original.

Quais são as vantagens da moeda virtual?

Uma das principais vantagens que o Novo Real Digital pretende oferecer para os brasileiros envolve uma considerável redução de taxas e custos relacionados às operações financeiras digitais, principalmente as que são realizadas por cartões virtuais.

De acordo o expert em criptomoedas Marcio Kogut, fundador da empresa de tecnologia Mycon, os custos vinculados à oferta e à manutenção destes cartões digitais podem ser bastante expressivos, o que resulta em gastos maiores para os consumidores nacionais.

“Tem o custo da bandeira do cartão, do banco emissor, do adquirente e, no final, ambos os lados acabam pagando isso. O objetivo da moeda digital é transacionar ativos digitais que hoje em dia já são comprados através de cartão virtual”, disse o especialista em um papo recente com o site Money Times.

Desde já, também podemos dizer que, com a implementação prática do Real Digital, os consumidores brasileiros poderão utilizar a moeda para realizar diversos tipos de operações virtuais. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Assinar serviços de streaming (como Netflix, HBO Max e Prime Video);
  • Adquirir planos de assinaturas de plataformas musicais (como Spotify);
  • Realizar o pagamento de boletos pelo smartphone;
  • Fazer compras em plataformas de e-commerce;
  • Fazer pedidos em aplicativos de delivery;
  • Pagar viagens em apps de mobilidade;
  • Comprar itens e skins em jogos virtuais;
  • E muito mais.

Veja também:  Aprenda a SIMULAR um financiamento no Minha Casa Minha Vida: até R$ 350 MIL

Quando o Novo Real Digital será lançado?

Como você já pôde perceber, o Novo Real Digital se encontra, atualmente, em fase de testes. Apesar disso, a moeda digital ainda não possui uma data oficial de lançamento.

De acordo com as estimativas de especialistas em criptomoedas, e representantes do Banco Central, o Novo Real Digital pode ser lançado, na prática, a partir do segundo semestre de 2024.

Por fim, devemos salientar que, mesmo sendo uma moeda virtual, o Novo Real Digital não é uma criptomoeda como o Bitcoin. Na verdade, o token em questão pode ser descrito como uma “moeda alternativa” que, no mesmo estilo das criptomoedas tradicionais, usa o sistema blockchain para assegurar a confiabilidade das transações.