Novo programa de Lula é uma verdadeira ‘luz no horizonte’ para os brasileiros: “O povo quer”

O governo deve fazer com que um importante programa retorne em breve. Confira as mudanças!

Quem conhece a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabe que ele foi responsável pela criação de vários benefícios sociais. Recentemente, o presidente mencionou o possível retorno de um programa muito importante para os brasileiros, especialmente para grupos específicos da sociedade.

Se você ficou curioso sobre o projeto e do que se trata esse novo benefício, continue acompanhando o texto a seguir e fique por dentro de informações importantes. Não perca todos os detalhes que trouxemos para você!

Em breve, o presidente deve trazer de volta um programa muito importante para os brasileiros. Saiba mais sobre o Luz para Todos!
Em breve, o presidente deve trazer de volta um programa muito importante para os brasileiros. Saiba mais sobre o Luz para Todos! / Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Programa Luz para Todos vai retornar?

A princípio, na última sexta-feira (04/08), o presidente Lula relançou o famoso programa Luz para Todos. Em síntese, a iniciativa prevê que a população rural tenha acesso à energia elétrica, especialmente no Norte do país. No geral, o objetivo do programa é garantir que haja a erradicação da pobreza energética, bem como haja um maior desenvolvimento econômico e social.

De acordo com as previsões, nesta nova fase, cerca de 500 mil famílias deverão ser beneficiadas até o ano de 2026. No mesmo evento, que ocorreu em Parintins, no Amazonas, houve o lançamento de um novo programa chamado Energias da Amazônia, cujo objetivo é a descarbonização da floresta.

Houve, também, a apresentação da Interligação de Parintins, Itacoatiara e Juruti ao Sistema interligado Nacional (SIN), bem como a assinatura da Ordem de Serviço do Linhão Manaus/Boa Vista e também do Interligação Elétrica de países da América do Sul. Segundo informações do presidente, todos esses recursos devem trazer energia elétrica para 150 mil pessoas que ainda não têm acesso ao benefício.

Veja também: ATENÇÃO! MAIS de 10 MILHÕES de trabalhadores ainda NÃO sacaram dinheiro esquecido no PIS/Pasep: prazo está ACABANDO

Importação de energia da Venezuela

Ademais, em um decreto assinado no mesmo dia, houve a ampliação da possibilidade de intercâmbio e energia entre os países da América do Sul, que fazem fronteira com o Brasil e a Venezuela. Hoje em dia, o país realiza intercâmbios com o Uruguai, o Paraguai e a Argentina, graças à Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu.

Conforme destacou o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, o novo decreto vai permitir a realização de contratos para que haja possibilidade de trazer energia renovável e limpa da Venezuela, diretamente da usina de Guri, que deve voltar a proporcional energia elétrica barata e de qualidade para Roraima e o restante do Brasil.

Em relação ao texto assinado na data, ele prevê a possibilidade de importar energia para realizar o atendimento de sistemas isolados, com o objetivo maior de reduzir gastos com a Conta de Consumo de Combustível (CCC), que foi orçada em R$ 12 bilhões somente neste ano. A saber, ela representa 35% da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), então a substituição do sistema, gradativamente, deve reduzir esses gastos, que são pagos por todos.

Veja também: Nubank e Google com VAGAS ABERTAS: esta pode ser a sua CHANCE de arrumar o emprego DOS SONHOS – veja como se candidatar, salários e benefícios