NOVO PRAZO: SUS exige ATUALIZAÇÃO de CADASTRO! Veja como FAZER

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

NOVO PRAZO: SUS exige ATUALIZAÇÃO de CADASTRO – Confira como está funcionando a atualização do cadastro no Sistema Único de Saúde!

Com a grande demanda que os serviços de saúde estão tendo, é necessário encontrar uma estratégia de acelerar o atendimento. É por isso que surgiu neste momento essa ação para atualização de cadastro do SUS

O Sistema Único de Saúde é gratuito e entre os seus pilares está o princípio de universalidade. Isso quer dizer que todos os brasileiros possuem acesso ao serviço sem precisar pagar nada e em meio à uma pandemia, ter o cadastro atualizado pode facilitar. 

A seguir vamos falar mais sobre isso. Entenda como funciona esse processo e quais são as recomendações para quem quer garantir um acesso rápido a serviços básicos de saúde em todo o Brasil. 

SUS exige ATUALIZAÇÃO de CADASTRO
Imagem: Divulgação/SMS

Atualização Cadastro SUS

Foi confirmado um prazo maior para atualização do Cadastro do SUS para moradores de algumas regiões que exigem esse processo. A nova data é até o dia 31 de outubro, de acordo com matéria publicada no portal G1. 

É importante entender que em cada região esse tipo de processo funciona de maneira diferente. Na Bahia, por exemplo, alguns municípios definiram que a atualização do cadastro no SUS é obrigatória

Os moradores de Feira de Santana, por exemplo, devem fazer o procedimento mesmo se possuem plano de saúde. Nesse caso específico, a atualização dos dados acontece de forma presencial nas unidades de saúde ou por formulário digital e-Sus

Para atualização do cadastro é necessário ter em mãos apenas o RG (ou certidão de nascimento), CPF e o próprio cartão do SUS. Também é necessário ter comprovante de residência.

Cadastro SUS

Outra boa notícia é que o Cadastro SUS Feira de Santana – como em outras regiões – pode ser feito por apenas uma pessoa da unidade familiar. Ou seja, é possível que apenas um dos integrantes façam o cadastro dos demais moradores desde que tenha em mãos todas as documentações. 

Também é importante lembrar que quem já fez a atualização do cadastro SUS Bahia no início do ano, NÃO precisa repetir essa operação. Essa ação é necessária apenas para quem ainda não fez o benefício.

Para fazer a atualização Cadastro SUS para Feira de Santana: http://www.seadmdmi.feiradesantana.ba.gov.br/forms/registro/#/e-sus-feira

Meu DigiSUS

Por fim, uma ferramenta de nível nacional é o Meu DigiSUS. A partir dessa plataforma (que também está disponível em aplicativo) são disponibilizadas informações pessoais do usuário bem como clínicas próximos que fazem parte do CADSUS. 

Além disso é possível contar com vários serviços do Meu DigiSUS:

  • Campanhas de saúde;
  • Cadastro de contatos de urgência; 
  • Apresentação de vacinas disponíveis; 
  • Integração com Cartão Nacional de Saúde; 
  • Serviços de saúde recentes; entre outros. 

Qualquer um pode fazer o cadastro Meu DigiSUS pelo site: https://datasus.saude.gov.br/meu-digisus-2/

Aplicativo RENDA BRASIL: Benefício terá PLATAFORMA para PROGRAMAS do GOVERNO!

 

Leia Também