NOVO PAGAMENTO do FGTS e PIS/PASEP em 2021: Veja como CALCULAR o VALOR e QUANDO RECEBER!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

NOVO PAGAMENTO do FGTS e PIS/PASEP em 2021 – Entenda como vai funcionar a antecipação de pagamentos de benefícios para trabalhadores de todo o Brasil!

Ótima notícia: estão confirmados os novos pagamentos do FGTS e PIS/Pasep em 2021! Alguns desses valores, em algumas modalidades, já estão sendo disponibilizados desde o início de janeiro. 

Outros pagamentos vão começar já em fevereiro e março, de acordo com a equipe econômica do Governo Federal. Para que você entenda melhor a situação desses benefícios, vamos trazer mais detalhes a seguir. Saiba quando você poderá sacar!

NOVO PAGAMENTO do FGTS e PIS/PASEP em 2021
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Antecipação PIS/Pasep 2021

É oficial: o Governo Federal optou por fazer a antecipação do PIS/Pasep em 2021. Essa ação já havia sido garantida em 2020 como uma forma de combater os impactos da pandemia, e agora foi confirmado o pagamento neste ano. 

O pagamento antecipado do abono PIS/Pasep em 2021 é uma forma de tentar segurar os gastos públicos e não precisar fazer a renovação do Auxílio Emergencial. Isso acontece já que esse é um gasto (do abono) que estava previsto no Orçamento deste ano, portanto, não garante problemas com o teto de gastos. 

O adiantamento do abono salarial é uma forma de tranquilizar trabalhadores que poderão obter os valores no primeiro trimestre do ano. O calendário ainda não foi confirmado, mas existe uma previsão. 

As datas da antecipação do PIS/Pasep 2021 estão previstas inicialmente para fevereiro e março. 

Calcular Valor Abono PIS/Pasep 2021

Muitas pessoas já estão querendo saber como calcular o valor do abono PIS/Pasep 2021 antes de receber. A boa notícia é que esse ano os valores serão diferentes e muitas pessoas vão ter um aumento interessante. 

Isso vai acontecer já que foi definido um novo valor do salário mínimo. Se no ano passado os trabalhadores recebiam o valor máximo de R$ 1.045, agora vão poder receber o total de R$ 1.100. Esse é o máximo já que o abono não paga mais de um salário mínimo (para quem trabalhou o ano-base inteiro com carteira assinada). 

Confira a seguir a tabela de pagamentos do PIS/Pasep 2021 de acordo com o novo valor de salário mínimo:

tabela de pagamentos do PIS/Pasep 2021
Imagem: Divulgação

Liberação FGTS 2021

Também já está acontecendo em janeiro a liberação FGTS 2021! Uma modalidade de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço que conta com mais de 9 milhões de inscritos já começou a pagar quem nasceu no primeiro mês do ano. 

O saque-aniversário FGTS 2021 está seguindo um cronograma atualizado que garante que os beneficiários recebam a partir do primeiro dia útil do mês em que nasceram. O prazo máximo para saque é o último dia útil do segundo mês posterior. 

O valor do saque-aniversário do FGTS em 2021 segue valendo de acordo com o valor que cada um possui em conta. Para saber mais e conferir o cronograma completo acesse o site: https://pronatec.pro.br/saiu-pagamento-do-fgts-em-2021-com-adicional-de-ate-r-2900/

 

Leia Também