NOVO modelo de PAGAMENTO do BOLSA FAMÍLIA em DEZEMBRO: VALOR, CALENDÁRIO e NOVA FORMA de RECEBER! Veja, QUANTO, QUANDO e como SACAR

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

NOVO modelo de PAGAMENTO do BOLSA FAMÍLIA em DEZEMBRO – Entenda como vai funcionar essa nova forma de distribuição das mensalidades do programa Bolsa Família!

Grande notícia para milhões de brasileiros e brasileiras: foi confirmado um novo modelo de pagamento do Bolsa Família em dezembro. A ideia é facilitar o acesso e o uso do dinheiro do principal programa de renda do país. 

A Caixa Econômica Federal vai disponibilizar a possibilidade de depósito do Bolsa Família por conta poupança social digital. Ou seja, quem quiser poderá receber o benefício da mesma forma que se recebe o Auxílio Emergencial. 

Confira a seguir todos os detalhes e saiba como vai funcionar essa nova modalidade. 

NOVO modelo de PAGAMENTO do BOLSA FAMÍLIA em DEZEMBRO
Imagem: Guilherme Dionizio/Folhapress

Bolsa Família Digital 

Confirmado: está disponível o Bolsa Família Digital! A Caixa Econômica Federal garantiu que já a partir de dezembro o pagamento do programa de renda poderá ser feito através de Conta Poupança Social Digital. 

De acordo com o banco, são mais de 9 milhões de pessoas que ainda não tem uma conta bancária e agora poderão receber o valor pela conta digital. A ideia é simples: os beneficiários vão pode usar o Bolsa Família pelo Caixa Tem para sacar e usar o dinheiro com mais facilidade. 

Com a nova modalidade, muitas perguntas já estão surgindo. Por isso vamos responder as principais a seguir: confira e saiba exatamente como vai ser esse uso da plataforma digital da Caixa. 

Bolsa Família digital é obrigatório?

A primeira dúvida é: o pagamento do Bolsa Família Digital é obrigatório? NÃO. Essa nova modalidade vai permitir que o beneficiário tenha uma conta de forma facilitada, mas não será obrigatório inicialmente. 

A maior praticidade para o usuário é que ele não vai mais precisar fazer todo o saque integral. Será possível sacar aos poucos ou ir usando para compras online ou de débito em qualquer loja que aceite o Caixa Tem. 

Resumindo: de acordo com a Caixa, ainda será possível sacar o dinheiro pelo Cartão Bolsa Família ou pelo Cartão Cidadão. 

Como fazer o Bolsa Família Digital Caixa Tem?

E como fazer o cadastro Bolsa Família digital Caixa Tem? Para esses mais de 9 milhões de beneficiários que não possuem conta em banco ainda, a abertura dessa conta será feita automaticamente!

A criação do Bolsa Família Digital será feita de forma escalonada e sem a necessidade de apresentar documentação. Ou seja, os beneficiários não precisam ir até uma agência já que as contas serão criadas automaticamente. 

Calendário Bolsa Família Digital 

E como ficou o calendário do Bolsa Família Digital em dezembro? Como dito anteriormente, a criação das contas será feita de forma escalonada. Ou seja, os beneficiários vão ter as novas contas disponibilizadas em datas específicas. 

O calendário pagamento Bolsa Família Caixa Tem, ficou assim:

  • Dezembro de 2020: beneficiários com NIS finais 0 e 9
  • Janeiro de 2021: com NIS finais 6, 7 e 8
  • Fevereiro de 2021: com NIS finais 3, 4 e 5
  • Março de 2021: com NIS finais 1 e 2 e, também, grupos populacionais tradicionais específicos (agricultores familiares,  quilombolas, indígenas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, assentados, comunidades tradicionais, acampados e pessoas em situação de rua)

Como usar Bolsa Família Digital Caixa Tem

Por fim, como usar o Bolsa Família Digital pelo Caixa Tem? Essa é uma dúvida comum, por isso vamos também trazer um passo a passo para quem ainda não sabe como fazer a movimentação pela conta poupança social digital.

Confira a seguir como usar o Bolsa Família pelo Caixa Tem:

  • Baixe e entre no aplicativo Caixa Tem (iOS ou Android); 
  • Use os seus dados de acesse – caso ainda não tenha, faça o cadastro;
  • No botão acima ‘Mostrar saldo’ clique para verificar se o seu dinheiro já está disponível; 
  • Depois, clique no ícone ‘Cartão de Débito Virtual‘;
  • Digite a senha do Caixa TEM; 
  • Você vai ver agora todos os seus dados e do cartão;
  • Clique em ‘gerar’; 
  • Agora use os dados gerados para fazer o pagamento no seu cartão virtual para comprar;
  • Importante: o código vale por poucos minutos, e apenas para uma compra. 

REAJUSTE no PAGAMENTO do BPC e Bolsa Família: 13º SALÁRIO fixo e o CALENDÁRIO de DEZEMBRO do BENEFÍCIO!

 

Leia Também