NOVO modelo de PAGAMENTO do BOLSA FAMÍLIA em DEZEMBRO – Entenda como vai funcionar essa nova forma de distribuição das mensalidades do programa Bolsa Família!
Grande notícia para milhões de brasileiros e brasileiras: foi confirmado um novo modelo de pagamento do Bolsa Família em dezembro. A ideia é facilitar o acesso e o uso do dinheiro do principal programa de renda do país.
A Caixa Econômica Federal vai disponibilizar a possibilidade de depósito do Bolsa Família por conta poupança social digital. Ou seja, quem quiser poderá receber o benefício da mesma forma que se recebe o Auxílio Emergencial.
Confira a seguir todos os detalhes e saiba como vai funcionar essa nova modalidade.

Conteúdo
Bolsa Família Digital
Confirmado: está disponível o Bolsa Família Digital! A Caixa Econômica Federal garantiu que já a partir de dezembro o pagamento do programa de renda poderá ser feito através de Conta Poupança Social Digital.
De acordo com o banco, são mais de 9 milhões de pessoas que ainda não tem uma conta bancária e agora poderão receber o valor pela conta digital. A ideia é simples: os beneficiários vão pode usar o Bolsa Família pelo Caixa Tem para sacar e usar o dinheiro com mais facilidade.
Com a nova modalidade, muitas perguntas já estão surgindo. Por isso vamos responder as principais a seguir: confira e saiba exatamente como vai ser esse uso da plataforma digital da Caixa.
Bolsa Família digital é obrigatório?
A primeira dúvida é: o pagamento do Bolsa Família Digital é obrigatório? NÃO. Essa nova modalidade vai permitir que o beneficiário tenha uma conta de forma facilitada, mas não será obrigatório inicialmente.
A maior praticidade para o usuário é que ele não vai mais precisar fazer todo o saque integral. Será possível sacar aos poucos ou ir usando para compras online ou de débito em qualquer loja que aceite o Caixa Tem.
Resumindo: de acordo com a Caixa, ainda será possível sacar o dinheiro pelo Cartão Bolsa Família ou pelo Cartão Cidadão.
Como fazer o Bolsa Família Digital Caixa Tem?
E como fazer o cadastro Bolsa Família digital Caixa Tem? Para esses mais de 9 milhões de beneficiários que não possuem conta em banco ainda, a abertura dessa conta será feita automaticamente!
A criação do Bolsa Família Digital será feita de forma escalonada e sem a necessidade de apresentar documentação. Ou seja, os beneficiários não precisam ir até uma agência já que as contas serão criadas automaticamente.
Calendário Bolsa Família Digital
E como ficou o calendário do Bolsa Família Digital em dezembro? Como dito anteriormente, a criação das contas será feita de forma escalonada. Ou seja, os beneficiários vão ter as novas contas disponibilizadas em datas específicas.
O calendário pagamento Bolsa Família Caixa Tem, ficou assim:
- Dezembro de 2020: beneficiários com NIS finais 0 e 9
- Janeiro de 2021: com NIS finais 6, 7 e 8
- Fevereiro de 2021: com NIS finais 3, 4 e 5
- Março de 2021: com NIS finais 1 e 2 e, também, grupos populacionais tradicionais específicos (agricultores familiares, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, assentados, comunidades tradicionais, acampados e pessoas em situação de rua)
Como usar Bolsa Família Digital Caixa Tem
Por fim, como usar o Bolsa Família Digital pelo Caixa Tem? Essa é uma dúvida comum, por isso vamos também trazer um passo a passo para quem ainda não sabe como fazer a movimentação pela conta poupança social digital.
Confira a seguir como usar o Bolsa Família pelo Caixa Tem:
- Baixe e entre no aplicativo Caixa Tem (iOS ou Android);
- Use os seus dados de acesse – caso ainda não tenha, faça o cadastro;
- No botão acima ‘Mostrar saldo’ clique para verificar se o seu dinheiro já está disponível;
- Depois, clique no ícone ‘Cartão de Débito Virtual‘;
- Digite a senha do Caixa TEM;
- Você vai ver agora todos os seus dados e do cartão;
- Clique em ‘gerar’;
- Agora use os dados gerados para fazer o pagamento no seu cartão virtual para comprar;
- Importante: o código vale por poucos minutos, e apenas para uma compra.