Novo lote de restituição do IRPF: veja como consultar HOJE (24)

Veja como consultar o novo lote de restituição do Imposto de Renda para receber um bom dinheiro da Receita Federal; valores cairão em breve

A restituição do Imposto de Renda é um dinheiro que vai para os trabalhadores que pagam impostos em excesso. Através da declaração anual de tributos, os contribuintes podem receber bons retornos e usar a grana para diversos fins.

Nesse contexto, a liberação dos recursos por parte da Receita Federal está prestes a acontecer, e você deve ficar atento ao calendário.

Novo lote de restituição do IRPF: veja como consultar HOJE (24)
Novo lote de restituição do Imposto de Renda! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Devolução de dinheiro

A restituição do Imposto de Renda é um reembolso da Receita Federal aos contribuintes que pagaram mais impostos do que o devido.

O procedimento em questão ocorre após a declaração anual, na qual os contribuintes informam seus rendimentos e despesas.

Assim, quando o valor supera o montante devido, surge o direito à restituição. Ademais, esse reembolso pode ocorrer devido a diversos motivos, a depender do trabalhador.

Após o período de entrega da declaração, a Receita Federal realiza o processamento das informações e, se constatar que o contribuinte tem direito à restituição, estabelece um cronograma para o pagamento.

Dessa forma, a restituição é liberada em lotes mensais, priorizando idosos, pessoas com deficiência e contribuintes que enviaram a declaração mais cedo.

Portanto, é fundamental preencher corretamente a declaração do Imposto de Renda para evitar problemas ou atrasos na restituição.

Em suma, erros no preenchimento, inconsistências de informações ou omissão de rendimentos podem ocasionar pendências com a Receita Federal, retardando ou até mesmo impedindo o recebimento da restituição.

Veja também: Saquei o FGTS, preciso declará-lo no Imposto de Renda? Entenda as REGRAS!

Novo lote de restituição

Por conseguinte, milhares de contribuintes estão ansiosos para receber esse dinheiro. Afinal, o final de ano está chegando, e a restituição poderá ajudar com o custo de presentes de Natal ou despesas comuns do período.

Portanto, a partir desta quinta, dia 23 de novembro, já é possível realizar a consulta dos recursos. Conforme a Receita Federal informa, mais de 350 mil cidadãos terão direito à nova transferência de valores.

Uma vez que a consulta é sempre liberada uma semana antes do pagamento propriamente dito, os recursos vão ser depositados no dia 30, ou seja, na próxima quinta-feira.

No total, serão mais de 760 milhões de reais liberados, e a Receita já divulgou quem terá prioridade no recebimento. Confira a lista completa do órgão:

  • contribuintes com idade igual ou acima de 80 anos;
  • idade igual ou superior a 60 anos, PCDs e cidadãos com moléstia grave; e
  • trabalhadores cuja fonte de renda principal é o magistério.

Além disso, quem optou por receber a restituição via PIX, também terá prioridade. Nesse caso, basta acessar o seguinte link para consultar: https://bit.ly/49RbMVK.

Após entrar no site, clique em ‘Meu Imposto de Renda’. Em seguida, vá em ‘Consultar a Restituição’. Logo, se tiver direito, o dinheiro cairá na conta informada na hora da declaração do IRPF.

Por fim, se por alguma ocasião o dinheiro não chegar até sua conta, basta solicitá-lo pelo Banco do Brasil em até 1 ano.

Saiba mais: Aposentados e pensionistas serão ISENTOS do Imposto de Renda em 2024? Entenda!