Notícias

Novo GOLPE do WhatsApp: veja como funciona e evite ser uma vítima

Embora seja uma das maiores e mais seguras plataformas de comunicação, hoje em dia, o WhatsApp também é alvo de criminosos. De tempos em tempos novos golpes surgem, já que, assim como o mensageiro, eles estão sempre se reinventando, a fim de se tornarem mais convincentes.

E como é de se imaginar, há um novo golpe na praça, desta vez envolvendo o WhatsApp e o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC). Quer saber os detalhes sobre ele? Então, veja a seguir.

Fique alerta. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Conheça o novo golpe do WhatsApp que envolve o Sistema Valores a Receber

Antes de mais nada, é importante lembrarmos que é através do SVR que os brasileiros podem verificar se têm valores esquecidos nos bancos. O programa foi reaberto há pouco tempo, após paralisação de quase um ano, e pode ser acessado pelo portal do Banco Central: https://valoresareceber.bcb.gov.br

.

Quanto ao golpe, o que tem acontecido é que os criminosos têm enviado links se passando por funcionários da entidade monetária para extrair dados e dinheiro das vítimas. Estes links, como podemos imaginar, são falsos.

Através dele, os criminosos alegam que é possível fazer as consultas do SVR. Ao clicar neles, as vítimas são redirecionadas para uma página, onde é preciso inserir o CPF para verificar a quantia disponível.

Ao clicar em prosseguir, o suposto site informa ao usuário que ele tem uma quantia de R$ 1,7 mil para receber, sendo que, para resgatar, é preciso que a pessoa insira novas informações, alegando que apenas assim o valor será transferido via PIX. Contudo, isso não acontece na prática e as pessoas acabam fornecendo os dados aos criminosos.

Saiba também: WhatsApp pode ‘destruir’ áudios IMEDIATAMENTE: entenda a polêmica

Como consultar de forma confiável?

Se você deseja verificar se tem valores a receber, e deseja fazer isso de forma confiável, basta acessar o site do Banco Central em: https://valoresareceber.bcb.gov.br. Na página, será necessário informar se é uma Pessoa Jurídica (PJ) ou Pessoa Física (PF), seguido do CNPJ ou CPF. Após confirmadas as informações, o sistema informará se você tem ou não algum valor esquecido.

Caso o sistema identifique que o usuário tem algum dinheiro a receber, o mesmo será redirecionado para a conta do Gov.br. Se for uma Pessoa Física, é possível que ela tenha uma dificuldade maior de acessar a consulta de fato, pois o sigilo bancário só permite que pessoas com nível prata ou ouro façam a consulta.

No momento em que estiver acessando o site do Sistema Valores a Receber, irá se deparar com uma série de cuidados, dos quais indicam o seguinte:

  • O único site confiável onde o cidadão pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas já falecidas é o Sistema Valores a Receber, disponível em https://valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Todos os serviços do SVR são totalmente gratuitos. Ou seja, não realize qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores;
  • O Banco Central (BC) não faz o envio de links, muito menos entra em contato com você via WhatsApp ou qualquer outro canal para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;
  • Apenas a instituição que aparece no SVR é que pode te contatar e, ainda assim, ela jamais pedirá sua senha.
Emilly Carvalho

Graduanda em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Sant'Anna, com especialização em redação publicitária e jornalística. Estudei previamente Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possuo mais de 5 anos de experiência na área, e atuo atualmente como redatora freelancer e especialista em estratégia de comunicação para redes sociais.

Compartilhe
Publicado por
Emilly Carvalho

Notícias recentes

Conta de luz muito CARA? Veja TUDO o que você paga mensalmente nessa cobrança

A conta de luz segue sendo uma das mais caras para os brasileiros todos os…

59 minutos atrás

Idosos com idade SUPERIOR aos 60 anos poderão receber NOVO benefício a partir de HOJE (06)

Os idosos que possuem idade acima dos 60 poderão ter acesso a um benefício totalmente…

2 horas atrás

Pessoas com cadastro no CadÚnico podem ter acesso a um EXTRA de R$ 51 todos os meses; confira

Os beneficiários que têm acesso ao CadÚnico devem ficar atentos às regras de concessão, pois…

5 horas atrás

Quem vai receber o Bolsa Família em JULHO terá acesso a 5 VANTAGENS exclusivas; confira!

Neste mês, milhares de beneficiários do Bolsa Família poderão receber 5 vantagens exclusivas do programa,…

14 horas atrás

Você sabia que pode QUITAR seu financiamento mais cedo? Veja como ter sua casa PRÓPRIA antes do prazo!

Pagar um financiamento pode acabar sendo uma pedra no sapato quando a dívida se estende…

15 horas atrás

Cometa RARO poderá ser visto em órbita após 69 ANOS: saiba como assistir!

Os amantes de astronomia ficarão felizes com o cometa que vai retornar à órbita da…

16 horas atrás