Novo GOLPE pode fazer você PERDER seu WhatsApp e todas as suas redes sociais; tenha cuidado!
Diversos usuários do WhatsApp tem relatado perdeu a sua portabilidade numérica e também o acesso a todas as suas redes sociais após um novo golpe que está sendo aplicado pelos criminosos.
O WhatsApp se caracteriza como uma rede social que funciona a partir de um aplicativo para smartphone e foi criado em 2009 por dois antigos veteranos da Yahoo: Jan Koum e Brian Acton. Atualmente, a plataforma pertence à empresa Meta, que também é responsável por outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram.
Através do WhatsApp, os usuários podem enviar mensagens instantâneas de texto, mensagens de voz, imagens, vídeos, documentos em PDF e ainda é possível realizar chamadas de voz e vídeos gratuitas quando o aparelho está conectado à internet. Desde que foi lançado, o mensageiro faz grande sucesso entre os usuários, isso porque passa por atualizações constantes para oferecer mais funções dentro da plataforma.
Nos últimos dias, um grande número de brasileiros têm relatado um novo golpe que está sendo aplicado por meio do WhatsApp. Portanto, confira a seguir como se manter protegido!

Novo golpe faz com que vítimas percam o acesso ao WhatsApp
Um professor e youtuber recentemente relatou ter sido vítima de um golpe de portabilidade e perdeu o acesso a todas as suas redes sociais e também a sua linha telefônica. O golpe começou na última semana, quando ocorreu uma falha no acesso à internet e em sequência foi feito o corte da linha telefônica e também surgiu uma mensagem a respeito da mudança no plano de telefone. Em seguida, o professor perdeu o acesso ao WhatsApp e Instagram.
A pessoa responsável por se apropriar das suas contas fez postagens onde divulgava propostas de investimentos como se fosse o próprio professor. A vítima ressalta que ele utilizou as fotos que haviam sido publicadas no seu próprio story e colocou um texto com opções de investimento. Também foram utilizados vídeos em outro contexto onde parecia que o youtuber estava recomendando aquilo.
Depois de conversar com os especialistas, a vítima entendeu que alguém utilizou os seus dados, como nome, número de telefone e CPF para que conseguisse solicitar a portabilidade numérica de forma indevida para outra operadora, para que assim pudesse se apropriar da sua linha telefônica.
O golpe foi aplicado também ao youtuber Felipe Neto, que relatou em suas redes sociais o ocorrido e cobrou uma solução das autoridades e operadoras para que isso não aconteça com outras pessoas.
Confira também: Detesta ouvir ÁUDIOS no WhatsApp? Veja como transcrever mensagens de voz SEM precisar de outro aplicativo!
Anatel se posicionou a respeito do caso
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que está trabalhando para ajudar no processo de portabilidade para que seja possível evitar as fraudes. Vale ressaltar ainda que os casos citados acima não são isolados, isso porque muitas pessoas têm relatado situações semelhantes em suas redes sociais.
Para melhorar a situação, a Anatel alterou o procedimento para a realização da portabilidade numérica em abril deste ano. Após a mudança, foi adicionada mais uma etapa de confirmação, com o intuito de deixar o procedimento mais seguro.
Saiba mais: Código SUSPEITO no WhatsApp intriga usuários do app; o que a numeração significa?