- Publicidade -

Novo Golpe do PIX: Técnica tem afetado centenas de brasileiros

Golpistas se adaptam a tecnologia para enviar boletos falsos e receberem PIX

0

O novo meio de pagamento instantâneo que foi criado para facilitar a transferência de valores entre pessoas, o chamado PIX, trouxe muitos benefícios para a população. Sendo utilizado de maneira gratuita para pessoas físicas, com o valor entrando imediatamente na conta, permitindo transações 24 horas por dia, pagamento de contas também podem ser efetuadas por ele.

- Publicidade -

Infelizmente, para toda criação que vise beneficiar a população e que envolva a parte financeira, existe a parcela de golpistas que se reinventam para poder usufruir de maneira errada das novas práticas tecnológicas financeiras. A nova maneira de golpe vem sendo dada através de boletos falsos, por uma conta falsa de telefonia ou internet por exemplo, onde há a possibilidade de 5% de desconto se utilizado o PIX como meio de pagamento.

Novo Golpe do PIX Técnica tem afetado centenas de brasileiros
Novo Golpe do PIX já tem afetado milhares de brasileiros.
Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

De que maneira os golpes estão sendo aplicados?

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de praticidade em tudo que se faz, um dos meios de facilitar a vida da população é o envio de boletos por e-mail, que inclusive tem a premissa de preservação do meio ambiente. Porém, golpistas viram nisso uma oportunidade. Envios de boletos por e-mail estão sendo interceptados, tendo sua origem de envio modificada e sendo transformados em boletos falsos.

- Publicidade -

Concessionárias e prestadoras de serviço de telefonia, internet, água e energia que são elementos essenciais para a sobrevivência são um dos alvos mais frequentes dos golpistas, já que por ser uma conta essencial, correm um risco maior de passar despercebidos. Outra maneira fraudulenta são as promoções que muitas vezes são atrativas para o público. Ofertas falsas para quem usa plataformas de streaming que supostamente tem uma parceria com redes de cinemas, e oferecem preços com valores acessíveis, onde a pessoa teria a possibilidade de assistir filmes que estão em cartaz no conforto de sua casa. 

Veja também: MetaCash App Ganhe dinheiro via Pix: Aplicativo multitarefas paga de verdade?

Como evitar cair no golpe?

Tudo que diz respeito a transações financeiras exige do executor da ação, cautela e atenção.  Antes de simplesmente efetuar o pagamento de um boleto com PIX, se atente ao código de barras. Contas de consumo que são verídicas , como energia, gás e telefonia sempre são iniciadas com o número oito

- Publicidade -

Já as contas falsas tem no código de barras seu início com o número da instituição financeira na qual a fatura foi gerada. Confirme também os dados do destinatário antes de concluir o pagamento através do PIX. Somente pagamentos legítimos irão mostrar os nomes corretos das empresas. No caso de fatura falsa não há nenhuma informação do nome do cliente, apenas o código do assinante, em caso de ofertas e promoções verifique o site oficial das empresas para se certificar da veracidade da notícia. 

Veja também: App Bubble Pix é confiável? Aplicativo paga de verdade via Pix para jogar? Análise

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais