ALERTA: Novo GOLPE da MULTA de trânsito está fazendo milhares de vítimas

Entenda o golpe que vem pegando milhares de condutores brasileiros de surpresa e como evitar as multas

A já conhecida multa de trânsito consiste em quando o condutor realiza alguma infração e, depois de flagrado, a notificação chega em sua casa. Após isso, o motorista deve fazer o pagamento.

É deste modo que os departamentos de trânsito recebem os valores previstos pelas infrações. No entanto, é sabendo disso que os golpistas se aproveitam para aplicar um novo golpe em suas vítimas.

Nesse caso, se você é um condutor que já recebeu alguma multa recentemente, veremos na matéria a seguir como agem os criminosos desse tipo e de que maneira você pode se prevenir para não fazer pagamentos indevidos.

ALERTA: Novo GOLPE da MULTA de trânsito está fazendo milhares de vítimas
Condutores podem receber multa falsa! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

A multa

Se você já recebeu uma notificação por alguma irregularidade no trânsito, muito provavelmente chegou em sua casa uma espécie de carta com dados do ocorrido e a prescrição das consequências.

Desse modo, tendo consciência do alto grau de veracidade desta espécie de procedimento dos órgãos competentes, golpistas tem se aproveitado do método para realizar crimes.

Por isso, devido à complexidade da ação com base no procedimento, muitos cidadãos acabam sendo enganados pelo fato de não desconfiar do processo.

Quando recebem a multa em casa, já no endereço cadastrado, os condutores não desconfiam que pode ser um golpe.

Saiba mais: Falar mal da religião de alguém é CRIME? Conheça a lei que prevê CADEIA para este tipo de ação

Detalhes do crime

Além disso, ainda que o golpe termine com o recebimentos dos valores pelos motores à princípio autuados, a ação dos criminosos já começa muito antes.

Isso porque para acessar os dados dos motoristas, os golpistas registram as placas através da captura de fotos em ruas públicas. As falsas câmeras atuam como radares de trânsito para captar informações e ser possível o golpe.

Uma vez registradas as placas de identificação dos automóveis, os criminosos pesquisam dados dos donos e enviam a multa falsa para o endereço dos condutores. Desse modo, quando a “notificação” chega no endereço dos motoristas, eles se acordam da rua em que estiveram e associam ao fato de terem recebido a notificação de infração.

Veja também: Compartilhar rifas na internet é CRIME? Posso ter preso?

Dicas

Para evitar este tipo de golpe, portanto, os Detrans criaram um aviso em seus respectivos endereços online de cada estado. O órgão competente e responsável por fiscalizar a esfera estadual avisa que os condutores brasileiros podem receber o golpe disfarçado de infração por diversas irregularidades supostas.

Dessa maneira, é preciso ficar atento quando receber qualquer uma das cartas que notificam alguma infração no trânsito. Se ainda tiver dúvidas, recomenda-se que o condutor acesse o portal do Detran de seu estado e consulte a situação de seu automóvel, bem como sua CNH, para ratificar a suposta irregularidade que cometeu.

Portanto, essas são dicas importantíssimas e os motoristas devem ficar ligados nelas, uma vez que algumas multas podem ser muito altas. Ademais, a intenção dos criminosos é pegar algum condutor desavisado que realize o pagamento indevido por pura inocência. Isso porque, como vimos, ninguém desconfia de cartas que chegam em seu endereço, já que muito provavelmente são dos verdadeiros órgãos.

Saiba mais: PROTEJA-SE: lista revela os golpes mais aplicados através do WhatsApp