Novo Enem 2019

Novo Enem 2019 – Fique por dentro das novas Regras que podem ser aprovadas para o Exame Nacional do Ensino Médio a partir do próximo ano!

Novo Enem 2019 – Confira algumas das mudanças que podem fazer parte da prova do Ensino Médio a partir do próximo ano! Saiba mais!

Milhares de brasileiros de norte a sul estão buscando as melhores maneiras de estabilizar-se no mercado de trabalho e para isso estão fazendo estudando e fazendo a sua preparação para participar do Novo Enem 2019.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio são usadas pelos principais programas de educação ligados ao Ministério da Educação (MEC) e por isso poderão ser a sua porta de entrar para uma universidade dos seus sonhos.

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre o que pode ser o novo Enem. Mudanças foram discutidas e estão esperando aprovação de outros órgãos. Saiba mais e fique atento para ter as principais informações sobre o exame.

Novo Enem 2019
Foto: Divulgação

Mudanças no Enem 2019

Você sabia que poderão haver novas Mudanças no Enem 2019? Durante coletiva de imprensa realizada no dia 20 de novembro, o Ministério da Educação fez a homologação das diretrizes nacionais curriculares do ensino médio. Com isso foram explicadas algumas definições ligadas ao Exame Nacional do Ensino Médio.

Mudanças no Enem 2019
Foto: Divulgação

De acordo com o gestor do MEC no momento, os candidatos poderão escolher, no segundo dia de provas, qual área do conhecimento ele será avaliado. Ou seja, essa mudança poderá fazer com que os candidatos façam a mesma prova apenas no primeiro dia quando serão cobrados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do nível médio.

Essas mudanças no Enem vão de acordo com a ideia de Novo Ensino Médio – onde apenas matemática e linguagens são obrigatórias em todas as etapas, sendo que as outras áreas devem ser distribuídas ao longo das três séries.

É importante lembrar que o Novo Enem deverá ainda ser aprovado e está em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE). A construção desse novo formato estará aberta para o novo Governo – que assume a partir de 2019.

Novas Regras Enem 2019

Novas Regras Enem 2019
Foto: Divulgação

Quando falou das novas regras Enem 2019, o ministro da educação disse que o processo de definição dos conteúdos ainda estão em discussão mas deverão ser organizados de acordo com uma base específica.

As matérias Novo Enem 2019 seriam com base em áreas como: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo. Também foi falado sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já que algumas universidade já atribuem pesos específicos de acordo com áreas de conhecimento e da graduação escolhida pelo aluno.

Confira também como ser Fiscal no Enem 2019!

 

Leia Também