Novo Cronograma Enem 2020: MEC decide adiar a Prova!



Novo Cronograma Enem 2020: Confira todos os detalhes sobre as novas datas definidas pelo Ministério da Educação para o Exame Nacional do Ensino Médio

A pandemia do novo coronavírus está obrigando todos os brasileiros a viver uma vida adaptada. Tanto trabalhadores como estudantes estão precisando se adaptar a uma rotina diferenciada e é justamente por isso que surgiu um novo Cronograma do Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal prova do país para quem está querendo entrar em uma universidade pública. Justamente por isso muitas pessoas estavam criticando a aplicação do exame normalmente, com tantos estudantes da rede pública sem aulas e sem acesso à internet para estudar. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre as novas datas e sobre o que foi definido pelo Ministério da Educação (MEC). Entenda e fique ligado para o novo cronograma que foi disponibilizado oficialmente. 

Novo Cronograma Enem 2020
Imagem: Divulgação

Enem 2020 adiado

É oficial: o Enem 2020 foi adiado! Essa foi a notícia divulgada oficialmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova. 

Enem Digital 2020 ou Impresso: Qual escolher?

De acordo com informação do Instituto, o Enem será adiado de 30 a 60 dias em relação ao que estava previsto no edital. Essa foi uma decisão do próprio Inep juntamente com o Ministério da Educação. 

Mas e porque o Enem foi adiado? Essa decisão acontecer graças aos questionamentos judiciais que cobravam o adiamento do exame por culpa dos efeitos do novo coronavírus. A suspensão das aulas presenciais podem prejudicar milhões de crianças que estão sem estudar para a prova. 

O debate sobre o adiamento do Enem chegou, finalmente, até o Congresso em Brasília. Foi na terça-feira (19 de maio) que o Senado aprovou um projeto para prorrogar a prova. O texto está em avaliação neste momento na Câmara de Deputados. 

Novas Datas Enem 2020

E então quais ficaram definidas como as novas datas do Enem 2020? Essa informação não foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Mas, como dito anteriormente, foi definida uma prorrogação de 30 a 60 dias. 

Levando em consideração que o calendário do Enem 2020 definido anteriormente foi para a prova digital nos dias 22 e 29 de novembro e a aplicação da prova tradicional para os dias 1º e 8 do mesmo mês é possível que o exame nem aconteça neste ano. Em caso de prorrogação por 60 dias realmente, a prova do Enem vai ser em 2021

Enquete Datas do Enem 2020

Por fim, é necessário aguardar já que o MEC afirmou que vai fazer uma enquete com os participantes do Enem para saber quais são as melhores datas. Essa consulta ainda não tem data específica também, mas deverá acontecer na última semana de junho. 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, não definiu detalhes sobre a medida que deverá acontecer no próximo mês. Mas a posição aconteceu depois dos questionamentos sobre a manutenção ou não do cronograma “antigo”. 

Enem Seriado: Descubra como vai Funcionar!

 

Leia Também