Novo CORTE no INSS; saiba como evitar sofrer a suspensão
INSS passa por pente fino e vários brasileiros estão preocupados. Aqueles que tiverem problemas de cadastro poderão ter benefício cortado.
Novo corte no INSS é uma notícia que muitos não gostariam de ouvir. Contudo, a autarquia realiza pentes finos periodicamente. A ideia é retirar o benefício das pessoas que não estiverem dentro das regras.
Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando uma revisão. Assim, alguns segurados serão “investigados” e poderão até mesmo perder seu benefício.

Novo corte no INSS
O processo do corte no INSS funciona de maneira a evitar que ocorram danos aos cofres públicos. Além disso, espera-se retirar quem tem recebimentos inadequados.
Por conta desta situação, as pessoas que possuem algum tipo de pendência devem ficar atentas. Os segurados que possuem dados irregulares também podem estar em perigo. Sendo assim, é possível que algumas pessoas sejam convocadas para realizar avaliações.
O processo teve início no mês de novembro e é possível que se estenda até abril de 2023. Dessa maneira, haverá tempo para atender a todas as pessoas.
Basicamente, aqueles que precisarem regular seus cadastros serão contatados. O órgão enviará correspondências para avisar pelo correio. Também serão enviadas notificações através do aplicativo Meu INSS.
Saiba mais: Aposentados do INSS receberão DOIS SALÁRIOS neste mês? Entenda!
Benefícios revisados
A autarquia possui alguns benefícios na mira da revisão. Os principais são aqueles ligados à doenças, ou seja, aposentadoria por invalidez e auxílio-doença. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) também será investigado pelo órgão.
Diversas pessoas incluídas nessas opções serão convocadas para perícias médicas. Neste caso, o perito deverá comprovar se o segurado poderá voltar ao trabalho. Se a resposta for positiva, seu benefício poderá ser cancelado.
Por esse motivo, é muito importante sempre manter a perícia médica em dia. Isso porque os chamados pelo órgão, são principalmente as pessoas que não realizaram a perícia.
Vale lembrar que cada um dos benefícios possui seus requisitos. Assim, aqueles que não estiverem com a regras de acordo, poderão ser convocados. Veja a seguir quais são eles:
- Auxílio doença e aposentadoria por invalidez: serão chamadas as pessoas com mais de seis meses sem realizar perícia médica. Mais especificamente entre aquelas que não possuem uma previsão para alta ou mesmo reabilitação.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): serão convocadas pessoas que não passaram por exames médicos nos últimos dois anos. Elas deverão voltar e realizar o procedimento para comprovar elegibilidade.
Sendo assim, não há motivo para ficar preocupado. Isso porque ao passar pelo processo de consulta e a situação for comprovada, o valor permanece sendo pago. Dessa forma, vale levar todos os documentos possíveis. Serão considerados laudos, exames, receitas e outros documentos.
Convocações
Como comentado, o processo de investigação durará até o mês de abril do próximo ano. Assim, as convocações serão longas meses para acontecer. Caso a pessoa seja convocada, é necessário comparecer à perícia médica para comprovar seus requisitos.
Se o indiciado não comparecer no dia do exame ou perícia médica, a pessoa terá um problema. Isso porque o benefício será cortado automaticamente. Assim, o passo seguinte é que ele seja totalmente cancelado se a situação permanecer irregular.
Por esses motivos, é importante ficar atento com as comunicações do INSS. Apenas através delas será possível ter acesso às convocações para realizar a perícia médica.
Veja também: 13º SALÁRIO para segurados do INSS: confira o calendário completo de pagamentos