- Publicidade -

Novo Código de Trânsito Brasileiro tem prejudicado motoristas? Multas dobraram o valor?

Os motoristas estão recebendo cada vez mais multas.

0

No último ano, muitas mudanças significativas aconteceram no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os motoristas estão recebendo cada vez mais multas. Além disso, a situação vem gerando rumores de que muitas dessas multas estão chegando em dobro.

- Publicidade -

Os brasileiros ficaram bastante inquietos com essas informações, visto que muitos precisam dos seus veículos para trabalhar. Dessa forma, esse aumento de multas tem causado muito medo, principalmente por conta de cobranças consideradas abusivas. 

Super multa pode multiplicar o valor da multa por dez.  Imagem: Divulgação

 

Multas em dobro são boatos

Inicialmente, é preciso esclarecer que a informação propagada de que as multas chegam em dobro são meros boatos, não passam de mais uma fake news. Infelizmente, como já sabemos, com o poder das redes sociais fica muito fácil espalhar esse tipo de falsa informação. 

- Publicidade -

Entretanto, essa é mais uma mentira surgida de uma verdade. O fato é que todo esse burburinho começou em razão de veículos registrados em nome de empresas. Como resultado, nasceram as fake news das “super multas”. Segundo espalharam, as multas dadas a esse tipo de veículo teriam seu valor multiplicado por dez, isto é, uma super multa. 

Saiba também: Cuidado com a MULTA: Novas leis de trânsito entraram em vigor e você provavelmente ainda não sabe

O que houve de fato? 

Na prática, o que aconteceu foi bem diferente. O CTB possui novas regras que podem dar margem para uma interpretação equivocada. Por este motivo, é necessário ler com muita atenção quais são as diferenças presentes na nova alteração. É importante entender como cada aspecto funciona dentro do seu devido contexto.

- Publicidade -

Por exemplo, em caso de multas aplicadas aos carros de empresa, é possível que o valor venha dobrado de fato. Porém, isso só acontece em uma situação. A multa só vem dobrada caso a empresa se recusar a identificar qual motorista cometeu a infração. Essa penalidade é executada, pois o Detran precisa identificar o motorista responsável. 

Conforme previsto nas leis de trânsito, o motorista é totalmente responsável pelas infrações que cometer. Ele tem a obrigação de assumir as suas penalidades cabíveis. Dessa maneira, se a empresa omitir a informação e não for possível definir quem é o infrator, ela pode sim ser penalizada com a multa em dobro.

Não há nenhuma outra circunstância prevista em lei para a aplicação da multa em dobro. Assim sendo, se dentro de qualquer outro contexto, você receber algo similar a isso, é seu direito recorrer, pois será uma prática abusiva.

Além do mais, caso essa falsa informação tenha chegado ao seu ouvido, ignore-a. Ao acessar o site do Detran é possível se atualizar sobre todas as alterações na legislação de trânsito. Dessa forma, você consegue evitar uma multa inesperada.

- Publicidade -

Veja mais: Multa de trânsito duplicada: Se você fizer isso, a penalidade aumenta

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais