Novo CICLONE extratropical na região? ALERTA a partir de hoje (06)

Confira todos os detalhes sobre o que esperar da temperatura nos próximos dias: saiba tudo sobre o ciclone!

A primavera chegou, mas com ela é importante ter muita calma. Como se sabe, o inverno foi bastante atípico e muitas regiões bateram recordes de altas temperaturas. Por isso é importante ficar atento ao que está por vir. 

Entre os destaques para esse início de semana é importante ficar atento ao alerta para um novo ciclone extratropical. Entenda exatamente o que foi divulgado pelos especialistas e saiba se você precisa se preocupar com isso. Fique ligado e atento para saber se é necessário se preparar para o pior na sua região.

Ciclone
Confira os detalhes sobre o novo ciclone que deve se formar na quarta-feira (foto: divulgação)

Previsão para a primeira semana de outubro

Antes de mais nada, é importante lembrar que estamos falando de uma transição entre o inverno e a primavera. 

Portanto, como já era de se esperar, a primeira semana de outubro vai trazer baixas temperaturas. Em várias regiões é aguardado um tempo firme, com exceção para poucas pancadas de chuvas isoladas. 

A atenção fica para uma passagem de frente fria que vai reforçar a entrada do ar polar nesta segunda-feira. 

Isso serve para regiões como os Vales de Santa Catarina e o estado do Rio Grande do Sul quase todo – com atenção especial para a serra e planalto. 

Veja também: Não passe mais calor: aprenda JÁ a fazer um ar-condicionado CASEIRO com o seu ventilador

Tempo na terça-feira (03)

Essa região deve ficar atenta especialmente para amanhã. A terça-feira pode trazer geada logo pela manhã, com o sol aparecendo em algumas regiões. 

Contudo, o dia deve terminar com circulação maior de vento que pode espalhar nuvens carregadas. Ou seja, no Sul é aguardada chuva essa semana em quase todas as regiões. 

Evidentemente, em outras regiões a previsão é diferente: mais ao Centro, por exemplo, é esperado um tempo mais firme e com menos precipitações. 

Mas é voltando mais para baixo no mapa que há, de fato, uma certa preocupação para quem está em algumas regiões. 

Novo ciclone nesta semana?

Por fim, o alerta é para quarta-feira (4). De acordo com o Climatempo, uma baixa pressão vai dar origem a um novo ciclone extratropical em alto mar. 

Ou seja, é importante ficar atento para as repercussões desse fenômeno, mas sabendo que ele deve acontecer apenas no mar. 

Ainda assim, a sua origem acaba trazendo uma nova frente fria. O órgão afirma que não há indicativos de formação do ciclone nos estados da região Sul – em cima deles. 

Ao que tudo indica, a atenção deve ficar para instabilidades, ventania, possíveis temporais e muitas nuvens carregadas. Isso é, o tempo deve ficar encoberto quarta-feira do norte do Rio Grande do Sul até o centro-oeste de Santa Catarina. 

Já o Paraná deve ter uma influencia maior de um deslocamento de frente fria em direção ao Sudeste. Com isso, existem chances razoáveis de novas pancadas fortes, também na quarta. 

Ou seja, no Sul é uma semana de um tempo ainda muito mais parecido com o inverno (de verdade) do que com a primavera. É necessário aguardar os desdobramentos. 

Veja também: 5 signos que vão LUXAR na primeira semana de outubro; ufa!