Novo CICLONE está prestes a atingir o BRASIL; saiba como se proteger

Institutos meteorológicos alertam: novo ciclone deve atingir o Brasil nos próximos dias! Veja onde ele será observado e o que fazer para se proteger.

Novo ciclone no Brasil já tem data para acontecer! É isso mesmo: de acordo com alertas recentes de vários institutos de previsão meteorológica, um evento climático com grande potencial destrutivo deve ocorrer no país nos próximos dias. Portanto, se você vive nas regiões afetadas, vale a pena ficar de olho nos alertas e fazer de tudo para se proteger. Afinal, como diz o ditado, “prevenir é melhor do que remediar”.

Os ciclones são fenômenos bastante raros no Brasil, mas nos últimos anos, a ocorrência destes eventos passou por um exponencial aumento. Essa alta pode ser explicada, primordialmente, pelas mudanças climáticas causadas pela ação dos humanos. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o novo ciclone que está prestes a atingir o Brasil: quando acontecerá, onde será observado e muito mais.

Novo ciclone deve atingir o Brasil ainda nesta semana! Foto: divulgação
Novo ciclone deve atingir o Brasil ainda nesta semana! Foto: divulgação

Novo ciclone já se forma sobre o Brasil

Na última segunda-feira (4 de setembro de 2023), um novo ciclone começou a se formar sobre o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o site ClimaTempo, o evento será marcado por muita chuva, intensas rajadas de vento e até mesmo queda de granizo.

Ou seja: será um fenômeno climático com alto potencial destrutivo, podendo resultar também em enchentes e inundações.

A passagem do sistema virá acompanhada por uma frente fria que, até o final da semana, deve diminuir as temperaturas de vários estados brasileiros.

Durante esse período de instabilidade, o aumento de umidade e a circulação mais intensa de ventos podem proporcionar chuvas para regiões que, até o momento, passam por um longo período de seca.

Em outras palavras, apesar de causar grandes problemas para muitos brasileiros, o novo ciclone pode melhorar o clima de diversas localidades.

Veja também:  Se você é motorista, PRECISA saber o que está acontecendo nos postos de combustível: PESO NO BOLSO!

Inmet publica vários alertas sobre o novo ciclone!

Em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Instituto Nacional de Meteorologia publicou diversos alertas sobre a ocorrência do novo ciclone.

Mas, antes de falar sobre estes alertas, é importante traçar um panorama mais amplo sobre o rótulo de cada uma das mensagens. Para isso, a melhor opção é acessar o site oficial do Inmet e conferir as especificações do instituto.

O Inmet, para quem não conhece, é a principal autoridade meteorológica do Brasil. A função deste órgão do Governo, de acordo com sua plataforma, é “agregar valor à produção no Brasil por meio de informações meteorológicas”.

Em termos mais práticos, o Inmet monitora, analisa e prevê o comportamento do clima brasileiro, por meio de pesquisa aplicada, compartilhamento de conhecimento e atendimento ao público.

Desse modo, o que significam os rótulos dos alertas do Inmet? Abaixo, você pode conferir os exemplos mais importantes:

  • Alerta Amarelo: Significa “perigo potencial”. Nessa situação, existe chance de temporais entre 20 e 30 milímetros por hora, ou de até 50 milímetros por dia, com ventos de 40 a 60 quilômetros por hora. Em outras palavras, o Alerta Amarelo resulta em pouco risco de falta de energia, desabamentos, descargas elétricas e quedas de árvores;
  • Alerta Laranja: Significa “Perigo”. Nesse caso, a previsão é de 30 a 60 milímetro de chuva por hora, e ou de 50 a 100 milímetros por dia, com intensas ventanias de 60 a 100 quilômetros por hora. Consequentemente, o risco de queda de energia elétrica, raios, alagamentos, desabamentos e quedas de árvores fica maior;
  • Alerta Vermelho: Trata-se do alerta máximo do Inmet, que significa “Grande Perigo”. Desse modo, a chuva fica acima de 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. O risco de alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos de encostas e quedas de energia é iminente.

O portal do Inmet deixa bem claro que, para o novo ciclone, o Alerta é Laranja e Vermelho (a severidade do fenômeno é diferente para cada região).

Novo ciclone terá ESTES perigos

Com a emissão do Alerta Laranja e do Alerta Vermelho, o Instituto Nacional de Meteorologia explica como será o novo ciclone, citando os principais perigos relacionados ao fenômeno. Veja abaixo a lista completa:

  • Tempestade: Todas as áreas afetadas pelo novo ciclone estão sob risco de tempestade, de acordo com o alerta do Inmet. Nestes locais, a chuva deve ser de até 100 milímetros. As tempestades podem resultar em cortes de energia elétrica, quedas de árvores e estragos em plantações;
  • Acumulado de chuva: Com o passar do tempo, o nível mais expressivo das chuvas pode causar alagamentos, inundações, transbordamento de rios e deslizamento de encostas;
  • Frente fria: O clima deve ficar mais frio em grande parte do país, e por isso, os brasileiros devem tomar muito cuidado com o choque térmico;
  • Vendavais: Com fortes ventos, o novo ciclone pode causar o destelhamento de casas, a queda de galhos e a interrupção dos serviços de energia.

Onde acontece o novo ciclone?

Os efeitos do novo ciclone, de acordo com o site oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, serão sentidos, primordialmente, nos estados da região Sul.

Mas não é só isso! Os alertas do Inmet deixam bem claro que estados da região Sudeste e Centro-Oeste também serão afetados pelo fenômeno.

Confira abaixo a lista completa com todos os estados brasileiros que, de acordo com o mapa do Inmet, estão englobados na passagem do ciclone:

  • Rio Grande do Sul (é o estado que será mais afetado);
  • Santa Catarina;
  • Paraná;
  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Minas Gerais (principalmente a região sul do estado);
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Goiás.

Os efeitos do ciclone também devem ser sentidos, mas de maneira bem mais reduzida, na região Norte, particularmente no estado de Rondônia.

Veja também:  Confira a situação ATUAL da marca de arroz que foi ARRANCADA dos mercados por risco à saúde

Como se proteger do evento climático?

Agora que você já sabe onde e quando vai acontecer o novo ciclone, é hora de conferir as principais recomendações do Inmet para se proteger desse evento climático. Veja abaixo as dicas do órgão:

  • Fique em casa: Para não correr perigo com os fortes temporais relacionados ao ciclone, a melhor dica é evitar sair de casa – a não ser para quem vive em regiões de alto risco;
  • Tire os aparelhos da tomada: Muitas vezes, os temporais são acompanhadas por grandes descargas elétricas, e por isso, é importante tirar os aparelhos eletrônicos da tomada para evitar choques e curtos circuitos;
  • Verifique a estrutura da sua casa: Se você vive em uma região de alto risco, não esqueça de verificar a estrutura física da sua casa, buscando por rachaduras e abalos;
  • Tome cuidado com as árvores: Entre em contato com a prefeitura da sua cidade para manter a poda das árvores de sua rua sempre constante. Desse modo, você poderá evitar quedas de galhos e outros acidentes relacionados às rajadas de vento.
  • Siga as orientações das autoridades: Fique de olho nos alertas do Governo e evite permanecer em áreas propensas a inundações.