Novo cartão UNIFICADO de benefícios foi aprovado por Lula: veja como vai funcionar
Em breve, beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) poderão contar com um recurso inovador. Saiba os detalhes e entenda do que se trata.
Boa notícia para os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que vale tanto para aposentados quanto para pensionistas. Em breve, será possível contar com uma novidade: um cartão de benefícios.
Esta, por sua vez, é mais uma das intenções de Lula e sua equipe. De acordo com algumas informações, o Cartão do Beneficiário, como batizado, também se destinará às pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O anúncio desta novidade veio através do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nesta segunda-feira (6).
De acordo com o que foi dito por ele, primeiramente, o cartão será feito em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. No entanto, em um momento posterior, bancos privados poderão também oferecê-lo aos seus clientes. E aí, gostou da novidade? Nas linhas a seguir, veja mais detalhes sobre a mesma!

Conheça o cartão de benefícios proposto por Lula e sua equipe
A saber, além de poder receber a aposentadoria, pensão ou BPC, o segurado que tiver o Cartão do Beneficiário ainda poderá contar com outros tipos de benefícios. O projeto é de que a ferramenta também dê direito a passagens gratuitas em ônibus e metrôs, com validade em todo território nacional.
Além disso, uma outra vantagem para este público são descontos em farmácias conveniadas e em passagens de aéreas. De acordo com as informações envolvendo o assunto, o cartão contará com um QR Code facilitando seu uso. Dessa forma, ele poderá oferecer praticidade para os mais de 37 milhões de segurados previdenciários e beneficiários do BPC.
Saiba também: Novo cartão ESPECIAL para segurados do INSS? Entenda como poderá funcionar a novidade do Governo
Reforma da Previdência também é pauta de Lupi
No mesmo anúncio, Lupi ainda sinalizou que poderá haver, em breve, algumas revisões e possíveis ajustes na Reforma da Previdência. Esta é uma ideia que já vinha sendo defendida pelo presidente Lula desde a época de campanha. O ministro também já havia criticado, durante a sua posse, esta reforma aprovada em 2019, no governo de Jair Bolsonaro (PL).
Há pouco tempo, o presidente defendeu no Congresso Nacional que irá propor um modelo de Previdência que atinja mais trabalhadores. Para Lula, muitas pessoas ainda ficam de fora do sistema e o direito previdenciário é para todos. De acordo com o presidente, a inclusão de trabalhadores precisa ser prioridade.
No entanto, ele não deixou de citar que o modelo vai precisar contar com um financiamento sustentável. Carlos Lupi, por sua vez, disse que vai debater com o conselho da Previdência Social a revisão de algumas das alterações feitas no sistema de aposentadoria em 2019. Para ele, o projeto aprovado no governo de Jair Bolsonaro é uma “anti-reforma”.
Lupi participou de encontro com sindicalistas na sede da Força Sindical, em São Paulo (SP). Na ocasião, recebeu das centrais sindicais um documento que continha demandas de aposentados e pensionistas. Para o ministo, há demandas urgentes a serem sanadas no setor previdenciário.