Novo cartão do INSS confirmado para aposentados e beneficiários? Saiba mais!

Saiba mais sobre esse novo serviço de cartão de crédito consignado.

Já sabe da novidade do INSS? Agora eles oferecem um novo cartão aos seus segurados. Entenda como isso funciona e quais são os bancos que já estão oferecendo essa opção.

O Instituto Nacional do Seguro Social é uma instituição do governo que recebe as contribuições de seus segurados para a manutenção da previdência. A novidade é que agora está sendo lançado um cartão para seus segurados. Esse cartão está disponível desde setembro e está presente em diversos bancos.

novo_cartão_do_inss
INSS: veja quais são as novidades sobre essa nova ferramenta. / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia1 / pronatec.pro.br

O INSS

São diversas as atribuições do INSS, dentre elas está o pagamento de aposentadorias, auxílio-doença, salário maternidade e outros benefícios aos aposentados, pensionistas e segurados. Para tanto, a instituição recolhe as contribuições de seus segurados para garantir a manutenção de todos estes benefícios.

A contribuição pode se dar de diferentes maneiras, afim de atender aos requisitos necessários para a garantia dos direitos quando necessário for. Cada trabalhador formal, ou contribuinte individual/facultativo deverá arcar com uma porcentagem tabelada em cima de sua renda.

O INSS atende cerca de 37,5 milhões de segurados. Nesse sentido, 60% deles recebem um benefício equivalente a um salário mínimo.

Veja também: Entenda como está o processo do 14º salário do INSS: ainda é possível receber?

Cartão Benefício INSS

A novidade do INSS é o lançamento do Cartão Benefício, no qual bancos e instituições financeiras já aderiram e estão oferecendo o novo cartão. A fim de servir como uma espécie de cartão de crédito aos segurados, ele conta com algumas ferramentas que o diferenciam dos outros.

A ferramenta se trata de um cartão de crédito consignado. Ou seja, essa modalidade funciona como um tipo de crédito pessoal em que o pagamento é descontado diretamente em outra folha. No caso do Cartão INSS, existem benefícios exclusivos.

Primeiramente, o cartão conta com taxas menores a quem é aposentado ou pensionista do INSS. Além disso, por seu caráter consignado, o saldo mínimo da fatura é descontado diretamente da folha de pagamento. Nesse sentido, como as parcelas são descontadas automaticamente do salário ou benefício, o risco de inadimplência é quase nulo. Dessa forma, os bancos disponibilizam essas taxas com juros mais baixos e facilitam a aprovação, visto que não consultam dados no Serasa e no SPC.

Nesse sentido, o Cartão Benefício funciona como um cartão comum de crédito, o que o diferencia dos outros, na verdade, é justamente que este possui seu valor descontado na folha de pagamento, como mencionado.

Todavia, para sua utilização, há um limite máximo a ser gasto de 5% em relação ao valor que o beneficiário recebe através do INSS. Eventualmente, o valor poderá ser ultrapassado. Dessa forma, o segurado irá pagar uma fatura enviada pela instituição financeira.

Veja também: É BENEFICIÁRIO do INSS? Pode ter dinheiro disponível para você!

Como solicitar o cartão

Por fim, para solicitar o cartão, basta que o segurado procure uma instituição financeira ou banco. Atualmente, os seguintes bancos estão dentre as opções:

  • Olé;
  • PAN;
  • BMG;
  • Inter;
  • Santander.

Dessa forma, após a solicitação, o banco irá analisar o pedido e, caso aprove, enviará o cartão para o endereço do segurado.