Novo cartão de débito do Auxílio Brasil pode chegar para TODOS em 2023

Entenda exatamente como deve funcionar o cartão de débito para beneficiários do Auxílio Brasil

O ano de 2023 deve trazer muitas novidades já que estamos falando de um novo governo eleito. Com isso, algumas novidades já estão sendo estudadas por diferentes grupos de transição. 

Uma delas é a criação de um novo cartão de débito do Auxílio Brasil para o ano que vem. Entenda exatamente como pode funcionar essa nova ferramenta e quais são as vantagens desse tipo de opção para quem recebe os benefícios. 

Cartão débito Auxílio Brasil
Confira os detalhes sobre o possível novo cartão do Auxílio Brasil com débito (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Cartão de débito para beneficiários do Auxílio Brasil em 2023

Antes de mais nada, é importante lembrar que neste momento está em andamento o trabalho da equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Entre os integrantes desses grupos de trabalho (GTs), alguns estão estudando a melhoria do principal benefício social do país – que pode voltar a se chamar Bolsa Família em 2023. 

E entre as novidades que podem surgir em breve, um dos destaques é a possibilidade de um cartão de débito para beneficiários do Auxílio Brasil.

A intenção é facilitar a vida de muitas famílias que estão usando apenas o aplicativo da CAIXA para mexer no dinheiro. Contudo, o custo operativo não é simples: o valor dos cartões pode chegar a R$ 178 milhões.

Veja também: Brasileiros poderão receber o pagamento EXTRA do Bolsa Família ainda este ano?

Como vai funcionar o cartão de débito do Auxílio Brasil?

O grande problema da forma como está funcionando hoje o benefício é a ideia de que todas as pessoas possuem espaço no celular ou conexão com a internet. Isto é, muitas pessoas ficam sem mexer no app porque estão sem pacote de dados e sem memória no aparelho – algo comum. 

Por isso, de acordo com Marcia Kumer, funcionária aposentada da CAIXA que ajudou na elaboração do relatório do grupo de transição, o cartão facilitaria. Segundo ela, isso ajuda as famílias a mexerem no dinheiro sem precisar de internet. 

Além disso, o relatório traz algumas vantagens na criação do cartão de débito do Auxílio Brasil. São elas:

  • Facilidade para usar o dinheiro: será possível usar, por exemplo, no mercado ou farmácia sem problemas;
  • Maior tranquilidade para quem não tem celular ou internet em casa; 
  • Diminuição do número de fraudes: muitas pessoas pedem ajuda para lidar com essa tecnologia e acabam sendo prejudicadas por mal intencionados; 
  • Já existe um cartão do Auxílio Brasil, mas ainda não está popularmente disseminado: atende apenas 8,5 milhões dos 21 milhões de beneficiários. 

Quando vai começar a distribuição do novo cartão do Bolsa Família?

Por fim, é importante lembrar que tudo isso ainda está sendo estudado. Antes da criação de um novo cartão, o governo precisa definir outros pontos cruciais como a continuação dos R$ 600 por mês, por exemplo. 

Ainda assim, é possível que os novos cartões do Bolsa Família em 2023 comecem ainda no primeiro ano de mandato do novo governo. 

Antes disso, porém, é necessário pensar em uma estratégia menos custosa. Afinal de contas, os cartões do Auxílio Brasil serão reaproveitados? Todos receberão cartões novos? Todas as perguntas ainda estão sem respostas e novidades devem surgir ainda no primeiro ano de mandato do governo Lula. 

Veja também: Saque DUPLO já está disponível para milhares de brasileiros: veja como resgatar o valor