Novo Cadastro Único Digital – Saiba como deverá funcionar o CadÚnico 100% online!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Novo Cadastro Único Digital – Saiba como deverá funcionar o CadÚnico 100% online!Confira todos os detalhes sobre como pode ser o Cadastro Único para programas sociais do Governo!

Esse ano mais do que nunca está ficando clara a importância de programa sociais e benefícios do Governo Federal para a população brasileira. Em meio à pandemia do novo coronavírus muitos estão procurando ajuda e por isso o Novo Cadastro Único Digital pode ser muito interessante. 

Isso porque o popular CadÚnico é exigência de muitos benefícios disponibilizados também por Governos Estaduais e por municípios. E agora será possível fazer esse cadastro sem precisar sair de casa. 

A seguir vamos falar um pouco sobre essa ação e sobre como deverão ser disponibilizadas as inscrições. Confira e entenda porque foi criada essa medida voltada para quem quer fazer o cadastro. 

Novo Cadastro Único Digital
Imagem: Divulgação

Cadastro Único Digital

Primeiramente, o Cadastro Único Digital ainda não é uma realidade nacional. Mas graças ao novo coronavírus vários serviços públicos estão parados e um deles está sendo justamente o registro para o CadÚnico. 

Acontece que a falta de informações sobre a população está atrapalhando na hora de buscar benefícios em várias regiões. Isso porque alguns auxílios exigem que as pessoas estejam cadastradas e nem sempre isso acontece em algumas famílias pobres e necessitadas. 

Por isso haverá o debate sobre a inclusão do Cadastro Único Nacional Digital. Deverá ser feita uma audiência para discutir como será feita a organização dos dados sistematizados para combater possíveis fraudes no momento de solicitar auxílios. 

Como saber se estou no CadÚnico?

De acordo com a Senadora Eliziane Gama, responsável pelo pedido do debate, cerca de 46 milhões de brasileiros vulneráveis ainda estão “invisíveis” aos olhos do Governo. Isso porque essas pessoas não possuem conta em banco, CPF e muito menos CadÚnico. 

Fazer Cadastro Único pela internet

A boa notícia é que será possível fazer o Cadastro Único pela internet. Os municípios e estados poderão fazer atualizações ou novas inscrições mesmo a distância. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União pela Portaria nº 368/2020. 

Poderão fazer o CadÚnico online os locais que decretaram situação de emergência ou calamidade pública. O principal objetivo é evitar filas durante o Covid-19 e aumentar o número de pessoas com cadastro para programas sociais. 

Vão caber às prefeituras ou estados fazer esses atendimentos de forma específica. Outra opção será por meio de ligações para quem não possui acesso à internet. 

Cadastro Único pelo telefone

Por fim, a portaria definiu que é possível também fazer o Cadastro Único pelo telefone. Muitas regiões já estão justamente fazendo esse tipo de atendimento através de números ligados aos Centros de Referências. 

Existem diversas regras que devem ser respeitadas para que esse tipo de atendimento aconteça. A portaria que aprovou defende apenas a necessidade de atendimento remoto para organizar a gestão do Cadastro Único. 

E é para isso que surge a possibilidade de cadastrar ou atualizar o CadÚnico por telefone ou pela internet. Para saber mais sobre as regras para regiões que devem fazer esse tipo de atendimento, acesse: https://pronatec.pro.br/inscricao-cadastro-unico-programas-sociais-do-governo-federal/

 

Leia Também