Novo Bolsa Família: Veja como fazer atualização para evitar corte

Atualizado Hoje!

Confira qual é o principal requisito para começar a receber o Auxílio Brasil, novo Bolsa Família em 2021! 

Muitas pessoas estão querendo saber como vai funcionar o novo Bolsa Família. Os pagamentos devem começar ainda em 2021, por isso é importante saber como fazer a sua atualização para receber o Auxílio Brasil

Confira todos os detalhes sobre o que você precisa fazer para continuar recebendo normalmente e não correr risco de cortes. Saiba como deverá funcionar o novo benefício. 

Novo Bolsa Família Veja como fazer atualização para evitar corte
Novo Bolsa Família: Veja como fazer atualização para evitar corte. / Imagem: Divulgação.

Novo Bolsa Família 2021 Quem tem direito

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória nº 1.061, o texto que vai criar o novo Auxílio Brasil. O programa será o substituto do Bolsa Família e deve começar já no mês de novembro. 

É justamente por isso que muitas pessoas já estão perguntando: quem tem direito ao novo Bolsa Família 2021? Mesmo com validade de 120 para análise, o texto já trouxe detalhes sobre quem vai receber. 

E a boa notícia é que, de acordo com o ministro da Cidadania, João Roma, quem recebe o Bolsa Família vai receber o Auxílio Brasil normalmente. 

Já as famílias de baixa renda que ainda não estão no Cadastro Único (CadÚnico) precisam se inscrever. O novo benefício vai usar como base justamente esse sistema, por isso é importante estar cadastrado normalmente. 

Quem pode receber o novo Bolsa Família: famílias com renda mensal de meio salário mínimo por pessoa (R$ 550) ou renda mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300). Os dados precisam estar atualizados no CadÚnico. 

Como receber o Auxílio Brasil – Novo Bolsa Família

Então como receber o Auxílio Brasil em 2021? Existem alguns cuidados que podem ser importantes no momento de garantir o seu benefício – caso você já receba o Bolsa Família. 

A principal forma de garantir que vai receber os pagamentos do Auxílio Brasil é mantendo o seu CadÚnico atualizado. Lembre se você mudou algumas dessas informações desde que fez o cadastro:

  • Endereço; 
  • Telefone; 
  • Alteração na renda (emprego novo na família); 
  • Estado civil; 
  • Falecimento de membro da família. 

Se isso aconteceu, você precisa atualizar o CadÚnico para receber o novo Bolsa Família. Isso deve ser feito em um Centro de Referência de Assistência Social ou em posto específico com esse tipo de serviço. 

Quem está há mais de quatro anos sem atualizar o cadastro precisa fazer isso o quanto antes para garantir os novos benefícios. 

Passo a passo para receber novo Bolsa Família 2021

Por fim, para facilitar você pode seguir um passo a passo para receber o novo Bolsa Família em 2021. Isso pode ser feito a partir da verificação do Cadastro Único. 

Confira como receber o Auxílio Brasil:

  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo do Meu CadÚnico (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/); 
  2. Entre com seus dados e verifique se suas informações estão atualizadas; 
  3. Caso tenha dados para mudar, o responsável pela família deverá ir pessoalmente ao CRAS; 
  4. Em alguns municípios, o atendimento é feito sob agendamento, por isso ligue para o CRAS mais próximo para saber como funciona; 
  5. Depois de atualizar as informações solicite a participação no Bolsa Família – caso ainda não receba o benefício; 
  6. Quem já recebe o Bolsa Família deve receber o Auxílio Brasil normalmente. 

Saiba mais sobre a inscrição no Cadastro Único 2021!

 

Leia Também