Novo BENEFÍCIO para IDOSOS de Baixa RENDA é AMPLIADO: Alimentação especial, medicamentos e consultas na área da saúde serão deduzidos!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Novo BENEFÍCIO para IDOSOS de Baixa RENDA é AMPLIADO – Veja a seguir mais novidades sobre o principal benefício do país para milhares de idosos e pessoas com deficiência!

Boa notícia para pessoas de todo o Brasil: o Benefício para idosos e beneficiários com deficiência foi ampliado. Essa medida é voltada especificamente para as pessoas que estão na faixa de baixa renda neste momento. 

A ideia é que o acesso para esse auxílio seja facilitado e que mais pessoas possam contar com valores mensais de um salário mínimo (R$ 1.045) e uma ajuda com gastos adicionais. Para isso foram feitas algumas mudanças e adaptações. 

Vamos trazer tudo o que você precisa saber a seguir. Confira e saiba como estão acontecendo as distribuições dos valores neste momento e como estão sendo feitas as solicitações em todo o país. 

Novo BENEFÍCIO para IDOSOS de Baixa RENDA é AMPLIADO
Imagem: Divulgação

Novas Regras BPC INSS

Foram divulgadas algumas mudanças e novas regras do BPC INSS. Quem ainda não ouviu falar, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um dos principais serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

As regras do benefício foram ampliadas para garantir uma melhor concessão e manutenção para os beneficiários. Hoje em dia, o valor do BPC é de R$ 1.045,00 (um salário mínimo atual) e quem recebe são idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência (PcD) em situação de baixa renda. 

Com as mudanças no BPC também poderão ser deduzidos da renda dos beneficiários as despesas com itens necessários.

Dedução Medicamentos BPC

A dedução BPC poderá ser feita agora diretamente da renda mensal bruta familiar de vários beneficiários. Nesse caso específico poderão ser reduzidos valores com itens e ações necessárias e que fazem parte da vida de quem recebe o benefício. 

Essa dedução de medicamentos BPC também serve para casos de necessidade de alimentação especial, por exemplo. Confira a seguir a lista de itens que poderão ser deduzidos da renda dos beneficiários:

  • Alimentação Especial;
  • Fraldas Descartáveis.
  • Medicamentos;
  • Consultas na área da saúde. 

Para fazer dedução de gastos pelo Benefício de Prestação Continuada será necessária a comprovação do fornecimento destes itens por órgão de rede pública de saúde. Isso deve ser feito em órgão do próprio município em que o idoso ou deficiente reside – em casos de medicamentos, prescrições médicas também servem. 

Quem tem direito BPC

Por fim, quem tem direito ao BPC? Existem alguns pré-requisitos que devem ser respeitados para fazer a solicitação deste benefício. Os interessados devem conferir se estão de acordo com a lista:

  • Idosos com idade igual ou superior a 65 anos (homem ou mulher);
  • Renda familiar não pode ultrapassar um quarto do salário mínimo por pessoa (incluindo o próprio segurado);
  • Morar no Brasil;
  • Não estar recebendo outro tipo de benefício.

Confira a seguir também detalhes sobre como as donas de casa tem direito a receber o BPC INSS: https://pronatec.pro.br/donas-de-casa-tem-direito-a-receber-o-beneficio-bpc-loas-do-inss/

 

Leia Também