PAGAMENTO do NOVO Auxílio Emergencial a partir de MARÇO: Quem vai RECEBER, VALOR e número de PARCELAS…

Alexandre Guglielmelli
Atualizado Hoje!

PAGAMENTO do NOVO Auxílio Emergencial está CONFIRMADO! Parcelas começam a ser disponibilizadas em MARÇO; VEJA se você pode receber e o VALOR das novas PARCELAS!

Brasileiros podem comemorar! Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro confirmou mais uma rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial a partir de março. Os novos créditos vieram devido aos ainda sentidos efeitos da pandemia do coronavírus na economia brasileira.

Mas afinal de contas, quando vai começar o pagamento do novo Auxílio Emergencial? Quem poderá receber e quantas parcelas serão pagas? Qual será o valor do benefício? Respondemos abaixo todas essas dúvidas; confira!

PAGAMENTO do NOVO Auxílio Emergencial a partir de MARÇO
Imagem: ANDRE MELO ANDRADE/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO/Divulgação

O novo Auxílio Emergencial – Data das parcelas

Surpreendendo muitos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro confirmou oficialmente uma nova leva de pagamentos do Auxílio Emergencial, que teve sua última parcela original paga no início de fevereiro. A medida deve ajudar muita gente que depende do benefício para pagar as contas.

Segundo a declaração do presidente, tudo indica que o novo Auxílio será pago em quatro parcelas, liberadas entre os meses de março, abril, maio e junho. O cronograma ainda pode sofrer adiamentos ou até prorrogações, dependendo da progressão da pandemia.

Seu Auxílio Emergencial ainda está em avaliação? Veja o que fazer!

Qual será o novo valor do Auxílio Emergencial?

O novo valor do Auxílio Emergencial ainda não foi divulgado oficialmente. Sabe-se que o benefício deve ser menor que os 600 reais originais pagos pelas primeiras parcelas do programa em 2020. Vale lembrar que as últimas parcelas do Auxílio vieram com metade do valor inicial, 300 reais.

O presidente não indicou o possível novo valor do Auxílio, mas o Ministro da Economia falou mais sobre o assunto. Segundo Paulo Guedes, o benefício tem tudo para ser liberado em parcelas de 250 reais – que em seguida devem ser reajustadas para 200 reais, o valor do novo formato do Bolsa Família.

Quem vai receber as novas parcelas do benefício?

Ainda não foi revelado o alcance da nova rodada do Auxílio Emergencial. Originalmente, a intenção seria conseguir atender todos os mais de 60 milhões brasileiros que receberam o benefício no ano passado, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs).

No entanto, segundo Paulo Guedes, o novo objetivo é voltar o pagamento só para os “invisíveis” da sociedade. Ou seja, pessoas que não recebem nenhum benefício do Governo e que não trabalham com carteira assinada.

Com isso, o novo Auxílio deve ser liberado para cerca de metade dos beneficiários do ano passado – total que englobou os beneficiários do Bolsa Família. Ainda não se sabe se o pagamento será dobrado para mães e pais solteiros e chefes de família.

Parcelas atrasadas do Auxílio Emergencial de 2020

Se você contestou a suspensão do Auxílio Emergencial em 2020 ou teve o benefício reavaliado em suas últimas parcelas, ainda pode receber pagamentos da primeira versão do programa do governo!

De acordo com o Ministério da Cidadania, foi liberado um novo lote de mais de 248 milhões de reais em repasses do benefício. Os recursos devem contemplar cerca de 196 mil pessoas que tiveram o auxílio reavaliado em 2020.

O grupo engloba 191 mil brasileiros que fizeram a contestação da suspensão do Auxílio no site da Dataprev entre os dias 7 e 16 de novembro de 2020, e entre 13 de dezembro e o último dia de 2020.

Além disso, 5 mil pessoas que tiveram os pagamentos reavaliados em janeiro de 2021 também vão receber os pagamentos aos quais têm direito. A medida já foi confirmada pelo Ministério da Cidadania e publicada no Diário Oficial da União.

O Ministério confirmou também que os beneficiários vão receber todas as parcelas atrasadas de uma vez só – e os créditos estarão instantaneamente disponíveis para saques, pagamentos e transferências.

O governo ainda não divulgou as datas dos pagamentos das parcelas atrasadas. Fique de olho no site para receber em primeira mão as maiores atualizações sobre o benefício!

 

Leia Também