Novo Auxílio Emergencial será DISTRIBUÍDO para MILHARES de brasileiros e você pode ter direito

Um novo auxílio emergencial está chegando para muitos brasileiros que ainda nem estão sabendo da novidade; aproveite-o se tiver direito

O Auxílio Emergencial foi uma ajuda financeira repassada a milhões de cidadãos brasileiros durante a crise sanitária que assolou o país e o mundo todo durante o período de 2020 e 2022. Neste período, os indivíduos ficaram impossibilitados de trabalhar, o que exigiu medidas urgentes por parte dos governos.

Além disso, através de ajudas financeiras como esta, os governos conseguem identificar pessoas praticamente ‘invisíveis’, as quais ficam expostas a todo tipo de vulnerabilidade. Nesse sentido, um novo auxílio está chegando e você pode ter direito. Confira a seguir!

Novo Auxílio Emergencial será DISTRIBUÍDO para MILHARES de brasileiros e você pode ter direito
Aprovação de novo auxílio para brasileiros! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Crise sanitária sem precedentes

A pandemia de COVID-19, que se disseminou globalmente a partir do ano de 2020, desencadeou uma crise sanitária sem precedentes, com profundos impactos econômicos e sociais. As medidas de contenção da doença, como lockdowns e outras restrições, levaram ao fechamento de empresas e ao impedimento de muitas pessoas de continuarem trabalhando normalmente.

Deste modo, essa crise sanitária teve um impacto devastador nas fontes de renda de milhões de pessoas ao redor do mundo. Muitos trabalhadores informais e de baixa renda, em particular, sofreram enormemente, já que não tinham a segurança de empregos formais ou benefícios trabalhistas. Assim, a impossibilidade de trabalhar durante períodos de isolamento social forçou muitos a enfrentar dificuldades financeiras, lutando para atender às suas necessidades mais básicas.

Além disso, a crise aprofundou as desigualdades econômicas, já que os setores mais afetados eram frequentemente os que empregavam trabalhadores menos privilegiados. A falta de acesso a serviços de saúde adequados e a preocupação constante com a saúde pessoal e familiar aumentaram ainda mais o fardo da crise.

Portanto, para lidar com esses desafios, governos e organizações em todo o mundo implementaram medidas de apoio econômico, como auxílios emergenciais e programas de assistência social, visando aliviar o sofrimento das pessoas afetadas pela pandemia. No entanto, a crise sanitária de COVID-19 trouxe à tona a necessidade de repensar sistemas de proteção social para torná-los mais resilientes diante de futuras epidemias ou pandemias.

Saiba mais: AUXÍLIO BRASIL prestes a retornar? Entenda o comunicado do GOVERNO!

Distribuição de novo Auxílio Emergencial

Portanto, depois do auxílio de 2020, os brasileiros já podem contar com uma nova ajuda financeira. Alguns nem sabem disso, mas a aprovação foi recente. Por isso, é necessário que você confira se tem direito a este benefício.

Sendo assim, quem tem direito ao Auxílio são as pessoas que vivem no Rio Grande do Sul e que perderam seus bens durante catástrofes naturais. Serão mais de 200 milhões de reais repassados. É necessário, então, residir em cidades que decretaram estado de calamidade público devido às chuvas fortes no estado.

Tal Medida Provisória se junta a outra, que liberou uma ajuda de 400 milhões de reais para quem depende da agricultura familiar no RS. A medida pode até virar lei, com prazo de 4 meses para ser votada.

Por fim, a Câmara também isentou estes municípios gaúchos de restrições da LRF, a Lei de Responsabilidade Fiscal. Este é um compromisso do Governo Federal para com os atingidos pelos ciclones no RS.

Veja também: Todos os beneficiários do Auxílio Brasil receberão a nova INDENIZAÇÃO da Caixa?