Novo APLICATIVO para EMITIR NOTA FISCAL; saiba como utilizar

Um novo aplicativo tende a facilitar a vida dos prestadores de serviços, que a partir de agora, poderão contar com a emissão das notas fiscais de forma simples e prática.

Uma novíssima oportunidade da Receita Federal tende a beneficiar muito os prestadores de serviços, considerando a possibilidade de emitir notas fiscais através de uma única plataforma.

Para melhor entender, todo cidadão que possui um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), necessita obrigatoriamente de emitir as notas fiscais da declaração de qual serviço foi prestado e qual valor foi recebido.

De modo geral, emitir as notas fiscais ajuda no controle das finanças do país, considerando que os indivíduos com CNPJ movimentam cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Assim sendo, vale entender como funciona a novidade, bem como o passo a passo para emitir as notas através do novo aplicativo.

Para emitir nota fiscal
Nova possibilidade para pessoas jurídicas / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Qual a importância de emitir uma nota fiscal

Primeiramente, é válido entender qual a importância de uma nota fiscal, bem como para que ela serve e como pode ser útil tanto para o tomador de serviço quanto para o prestador, considerando os gastos, entre outras coisas.

De modo geral, a nota fiscal serve como um comprovante. Isto é, mediante à realização de determinado serviço, é preciso emitir a comprovação daquele trabalho. Assim, é preciso especificar o valor, a data e o destino do serviço.

Para melhor entender, o foco, como mencionado anteriormente, está em controlar as finanças do país, mas também fornecer um controle financeiro para as empresas, como por exemplo. Isso porque, todo cidadão que possui um CNPJ e recebe valores acima de R$ 1,9 mil, precisa, indispesavelmente, declarar o Imposto de Renda.

Neste sentido, o tomador do serviço considera os prestadores como gastos, abatendo o dinheiro na soma total dos rendimentos tributários. Além disso, o próprio prestador, ao gerar a nota, garante a comprovação do seu serviço, evitando possíveis problemas futuros.

Veja também: Receita Federal lança edital com mais de 690 vagas e salários de até R$ 21 MIL: veja como se inscrever

Novo aplicativo para emissão de notas

Bem, após entender qual a importância de uma nota fiscal, é hora de saber qual é a novidade da Receita Federal. Antecipadamente, normalmente, para gerar uma nota fiscal, é preciso entrar em contato com a prefeitura do município em que o prestador de serviços atua.

Contudo, essa emissão pode ser um pouco dificultada, considerando diversas questões. Neste sentido, a Receita Federal lançou no primeiro dia deste mês de dezembro, um novo aplicativo que possibilita a emissão das notas fiscais mesmo sem acesso à internet.

Trata-se de uma parceria entre a Receita Federal, juntamente com a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, Confederação Nacional dos Municípios, Frente Nacional dos Prefeitos, entre diversos outros órgãos e entidades.

Para melhor entender, o aplicativo é completamente gratuito, além de estar disponível para Android e IOS. Assim, a emissão das notas acontece de forma bem simples. Isto é, os indivíduos precisam apenas preencher os campos solicitados.

Dentre os campos, está o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do cliente ou o CNPJ. Também é preciso especificar qual foi o serviço prestado, como por exemplo, venda de móveis. Em seguida, a nota ficará disponível para o cliente e para o prestador dos serviços.

Por fim, para ter acesso às informações mais precisas do aplicativo, basta acessar o site oficial do GOV (bityli.com/IIjvBbBOd).