Novo aplicativo do CadÚnico 2022: famílias podem consultar cadastro através do passo a passo!

Saiba como funciona o novo aplicativo da Caixa Econômica. Confira tudo.

O governo federal lançou o novo aplicativo do Cadúnico que já está disponível para download e traz algumas novidades. O funcionamento dessa nova versão é muito fácil de usar, mas algumas pessoas ainda não conhecem.

Por meio do novo app, o cidadão pode fazer consultas sobre o seu benefício e outras informações. Ao tentar verificar os seus dados, o app dá duas opções: Simples e completa.

Saiba como funciona.

Veja como funciona./Imagem:
divulgação

Consulta simples

É um processo bem básico e para consultar o que deseja, o usuário precisa inserir os dados pessoais: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado e município. Logo depois de inserir todos os dados, é importante clicar na opção continuar. Desta forma, o cidadão terá acesso a informações, como o código familiar. Além de descobrir se o Cadúnico está atualizado e qual foi a data da atualização e a data prevista para a próxima.

Se você esqueceu o seu o Número de Inscrição Social (NIS) ou a renda per capita que está registrada no perfil, basta consultar o aplicativo. Esses. dados são essenciais para quem pretende participar de programas sociais do governo federal ou dos estados.

Veja também: Você sabia que pode ter dinheiro do abono salarial esquecido? Mais de 1,2 milhão de cidadãos já podem sacar!

Consulta completa

Essa verificação é mais complexa e exige mais informações e mais métodos de segurança. Nesse sistema é exigido que o cidadão faça o login feito no portal gov.br. A consulta exige login com o CPF do usuário e senha.

Com esse tipo de consulta mais completa é possível ter acesso ao CadÚnico. Tudo bem detalhado, com informações que já estão na verificação simples, além de algumas que só estão disponíveis nessa versão mais completa

Por meio dessa, é possível ter acesso a endereço registrado pela família, conseguir visualizar dados do domicílio, despesas, integrantes registrados na família e as informações sobre o chamado responsável familiar.

CadÚnico

O cadastro dá acesso aos programas sociais do governo federal. Muitos brasileiros em situação de vulnerabilidade social estão com todas as suas informações nesse registro. Esses dados facilitam o governo a saber quais pessoas estão em situação de baixa renda e extrema pobreza. Por meio do CadÚnico, o Ministério da Cidadania consegue selecionar os indivíduos para a participação em projetos sociais.

Só consegue entrar no CadÚnico  quem procura a prefeitura para passar os seus dados e responder a perguntas socioeconômicas.

Baixe o app:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meucadunico

IOS: https://apps.apple.com/br/app/cadastro-%C3%BAnico/id1605659516

Veja também: Quem tem direito ao novo crédito de até R$ 3.000 do Caixa Tem? Valores já estão disponíveis, consulte!