Novo alerta aponta possível chegada de mais um CICLONE no Brasil; prepare-se!

Nas últimas semanas, milhares de brasileiros sofreram as consequências de um ciclone que atingiu o país. Leia o texto abaixo para descobrir detalhes sobre o acontecido, e confira mais novo alerta meteorológico.

Naturalmente, o Brasil é um país que ao longo de um ano apresenta temperaturas elevadas e um clima quente e agradável. Mas, por conta de todo este calor, a formação de nuvens e eventual precipitação se torna inevitável. Por isso. é altamente comum que o nosso país passa por períodos de chuvas fortes.

Entretanto, a estrutura do país raramente está preparada para receber grandes fenômenos da meteorologia e quando as chuvas chegam, muitos brasileiros acabam passando por grandes dificuldades. Agora, um novo ciclone ameaça a segurança da nossa população. Sendo assim, continue a sua leitura e veja tudo o que você deve saber sobre o mais novo ciclone a atingir o Brasil.

Brasileiros precisam estar em alerta! / Fernando Frazão/Agência Brasil

Entenda estragos que último ciclone brasileiro causou

Como indicamos anteriormente, o Brasil não é um país que possui estrutura para lidar com fenômenos meteorológicos maiores. Isso porque, o posicionamento privilegiado do nosso país impede que estes fenômenos ocorram aqui em grande escala. A temperatura média da costa brasileira, por exemplo, evita que furacões ocorram no país. Nesse sentido, a posição do Brasil sobre uma placa tectônica também nos protege de grandes terremotos.

Contudo, mesmo com todos estes privilégios, o nosso país não está isento de passar por alguns momentos difíceis quando o assunto é fenômenos da natureza. E justamente por conta do despreparo brasileiro para lidar com este tipo de evento, que tragédias inimagináveis ocorrem sempre que o Brasil enfrenta alguma ocorrência relacionada ao clima, ou eventos naturais.

E foi assim, infelizmente que nas últimas semanas uma região específica do país passou por um período muito complicado. O estado do Rio Grande do Sul enfrentou recentemente não somente chuvas fortes mas, um ciclone. Para quem não entende muito do tópico, um ciclone é um fenômeno causado baixa pressão da atmosfera, o que resulta em ventos fortes e pancadas de chuvas igualmente destrutivas.

Inúmeros municípios gaúchos foram afetados pelo ciclone, despertando inclusive, auxílios financeiros emergenciais do governo para que as famílias que mais sofreram pudessem ter algum tipo de ajuda. Lamentavelmente, o ciclone deixou para trás 16 vítimas fatais, incluindo uma adolescente de 14 anos de idade.

Veja também: Chuvas excessivas no Sul e Sudeste e secas no Norte e Nordeste do país; Instituto de meteorologia ALERTA brasileiros

Novo ciclone deixa brasileiros em estado de alerta

Mas, parece que os últimos eventos que aconteceram no Sul do país não foram os últimos a deixarem a população em estado de alerta. Agora, uma nova frente fria chega ao Sul brasileiro, provocando novas chuvas em todo o território nacional. E para a preocupação de muitos, a Climatempo emitiu um comunicado indicando a possibilidade de um novo ciclone.

Porém, de acordo com a instituição, este novo ciclone não deve ser tão destrutivo quanto o que ocorreu. Os novos ventos que devem atingir a região não serão tão fortes quanto os que ocorreram nas últimas semanas. Por enquanto, a previsão é que as novas rajadas atinjam velocidades de entre 40 e 60 quilômetros por hora. Por fim, é importante notar que o fenômeno deve ocorrer entre quarta e quinta-feira.

Veja também: Programa Volta Por Cima confirmado: R$ 2,5 mil para vítimas de ciclones