Novo ACORDO do INSS: Atenção APOSENTADOS e SEGURADOS! Confira o que MUDOU

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Novo ACORDO do INSS – Saiba quais são as novas regras para acelerar os processos e garantir o pagamento de segurados rapidamente!

Você ouviu falar do novo acordo do INSS? Essa é uma ótima notícia para aposentados e segurados que agora poderão receber os benefícios com maior velocidade ou ter a sua solicitação finalmente aprovada. 

Por conta da pandemia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com um grande número de solicitações “em fila”. Por isso é importante ficar atento para entender exatamente como funciona essa novidade que vai acelerar os processos. 

Entenda e saiba como fazer a consulta dos seus benefícios e solicitações. 

Novo ACORDO do INSS: Atenção APOSENTADOS e SEGURADOS
Imagem: Natinho Rodrigues/Divulgação

Fila do INSS

A fila do INSS talvez seja um dos maiores problemas da autarquia neste momento. A boa notícia é que recentemente o Instituto Nacional do Seguro Social fez um acordo com a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério Público Federal (MPF). 

A intenção é zerar as filas de espera do INSS para benefício previdenciário. De acordo com o próprio órgão oficial, hoje existe mais de um milhão de requerimentos na fila de espera em todo o Brasil. 

Ainda segundo os números oficiais, existe um total de 700 mil solicitações de benefícios que estão paradas aguardando a documentação complementar para conclusão. Por isso essa parceria surgiu, para acelerar esse processo. 

Apenas no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, ainda estão pendentes quase 160 mil análises. 

Prazos Solicitações Pendentes INSS

Entre as principais mudanças a partir dessa parceria estão os prazos de solicitações pendentes INSS. Com o acordo com a AGU e o MPF agora o processo deve ser acelerado para quem já fez os pedidos. 

Entre as mudanças estão:

  • Prazo aprovação Auxílio-doença: as solicitações deverão ter um total de 45 dias para ter a análise finalizada; 
  • Análise Pensão por Morte: já o prazo para quem faz esse tipo de solicitação agora é de 60 dias; 
  • Prazo análise Salário-maternidade: as solicitações devem ter resposta em até 30 dias. 

A mudança nos prazos de solicitações INSS é favorável, de acordo com especialistas. Antes do acordo o Instituto não cumpria prazos de análise e agora terá esses dias máximos (com prorrogação, chegando a cerca de 90 dias para dar resposta). 

Quanto tempo demora análise INSS

E quanto tempo demora a análise do INSS? De acordo com a advogada Silvia Correia, em matéria do jornal O Dia, existe uma média atual de seis à dez meses de demora para análise de recursos administrativos. Em alguns casos, existe o prazo de mais de um ano. 

Agora, com esse novo acordo, a ideia é que as filas de espera diminuam. Ainda assim, é necessário ter calma: os resultados devem ser vistos com um aceleramento efetivo apenas no segundo semestre de 2021, de acordo com a advogada. 

Ainda assim, a demora para resposta do INSS já deve diminuir aos poucos e essa é uma ótima notícia. Quem quer saber como está a sua análise deve seguir entrando no Meu INSS (pelo site ou aplicativo). 

Procure sempre o campo ‘Requerimentos/Solicitações’ para saber todos os detalhes sobre o seu pedido. Para saber mais, acesse: https://pronatec.pro.br/inss-libera-pagamento-de-atrasados-em-novembro/

 

Leia Também