NOVIDADE! Veja como SOLICITAR o Salário-maternidade: Confira se você tem direito e como solicitar pela internet

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

NOVIDADE! Veja como SOLICITAR o Salário-maternidade – Você já sabe como fazer a solicitação do Salário-maternidade? Confira um passo a passo com todos os detalhes!

Com todas as dificuldades que a economia brasileira está passando, muitas pessoas estão querendo saber como conseguir benefícios que são seus por direito. Saber como solicitar o Salário-maternidade, por exemplo, pode ser essencial para muitas famílias. 

Para isso é importante também saber quem possui direito aos valores e como deverá ser feita a solicitação. A primeira parte do pedido é feita de forma online, ou seja, sem necessidade de ir até uma unidade de atendimento. 

Continue lendo para entender exatamente que pode fazer essa solicitação e como ela é feita rapidamente. Repasse as dicas também para amigos e familiares que podem estar precisando desse benefício. 

NOVIDADE! Veja como SOLICITAR o Salário-maternidade
Imagem: Divulgação

Quem pode solicitar Salário-maternidade

O primeiro ponto importante é: quem pode solicitar salário-maternidade? Esse é um auxílio voltado para mulheres que precisam se afastar do trabalho por conta de nascimento de filho. 

Em casos de adoção ou guarda judicial para fins de adoção também é possível fazer a solicitação; outro grupo que também pode solicitar são mulheres que precisaram passar por um procedimento legal de aborto. 

Também podem fazer a solicitação do salário-maternidade homens (em alguns casos específicos), de acordo com a Lei nº 12.873. Nesse caso é específico para adoção ou guarda para fins de adoção. 

Uma outra opção, ainda, é em caso de falecimento do segurado – caso tenha direito ao recebimento do salário-maternidade para companheiro sobrevivente ou cônjuge.

Como solicitar Salário-maternidade

Outra dúvida também é sobre como solicitar salário-maternidade. O primeiro ponto importante, neste caso, é ter a inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e um cadastramento de acesso na plataforma. 

Para fazer a solicitação do salário-maternidade siga os passos a seguir:

  • Primeiramente, acesse a página do Meu INSS na internet;
  • Na página (https://www.inss.gov.br/beneficios/salario-maternidade/) clique no botão ‘Solicitar’;
  • No site do INSS cadastre uma nova senha;
  • O próprio site acima disponibiliza todos os detalhes sobre regras e condições específicas. 

Salário-Maternidade para desempregadas

Outra opção importante, por fim, é o salário-maternidade para desempregadas. Mulheres que estão nessa situação também podem pedir o benefício a partir do parto diretamente de forma online pelo INSS. 

Um dos principais requisitos de salário-maternidade para desempregadas é a necessidade de comprovação de segurada do INSS. Nesse caso é necessário cumprir uma carência de 10 meses trabalhados. 

Também é necessária apresentar a certidão de nascimento (ou em caso de natimorto) do dependente. 

Auxílio-acidente e Auxílio-doença: Veja as diferenças e como SOLICITAR os Benefícios do Governo

 

Leia Também