- Publicidade -

Novidade! Empréstimo consignado Auxílio Brasil: Será lançado em 2022?

0

O Auxílio Brasil é um programa social criado pelo Governo Federal com o intuito de substituir o Bolsa Família.

- Publicidade -

Contudo, a grande novidade é que poderá ser liberado empréstimo consignado para os beneficiários deste programa governamental.

A Medida Provisória 1.061/21 contém uma seção dedicada exclusivamente à consignação e nela há a previsão dos beneficiários do Auxílio Brasil poderem solicitar junto à União o desconto mensal da ajuda governamental em favor de instituição financeira que conceda microcrédito.

Novidade! Empréstimo consignado Auxílio Brasil: Será lançado em 2022?
É possível solicitar empréstimo consignado? Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

Novidade! Empréstimo consignado Auxílio Brasil: Será lançado em 2022?

- Publicidade -

O Governo Federal pretende com a liberação do empréstimo consignado aos beneficiários do programa social Auxílio Brasil possibilitar que estes consigam contratar créditos com um menor Custo Efetivo Total (CET).

O risco de inadimplência será baixo com o desconto automático no benefício e com isso, as instituições financeiras poderão oferecer condições melhores de empréstimos, isto é, com menores taxas de juros ao comparar com as demais modalidades de empréstimo pessoal.

Veja também:  Auxílio de R$ 400, desconto na conta de luz e Vale-Gás: Novidades em janeiro

Empréstimo Consignado Auxílio Brasil – Qual será a margem consignável?

- Publicidade -

Mas, o que é margem consignável?  Nada mais é que o valor máximo do benefício que poderá ser comprometido com o pagamento do empréstimo.

Até o presente momento, não houve a divulgação de qual seria a margem consignável do Auxílio Brasil, contudo, a lei brasileira permite que seja de até 30% para empréstimo consignado e mais 5% para cartão consignado.

Veja também:  Pais solteiros vão precisar fazer inscrição para receber o Auxílio Retroativo em 2022? Veja o valor e a previsão de pagamento

Empréstimo Consignado – Todos os benefícios do Auxílio Brasil serão elegíveis?

- Publicidade -

De acordo com o Governo Federal, o responsável por definir quais serão os benefícios elegíveis é o Ministério da Cidadania e até o momento, não houve a divulgação das regras.

Além disso, também não foi determinado o valor dos encargos que serão cobrados para o ressarcimento dos custos operacionais.

E quando começará a liberação do empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil?

Ainda não há prazo para início e quem determinará isso é o Ministério da Cidadania.

- Publicidade -

De todo modo, o Governo Federal deseja a liberação mais rápida possível.

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais