NOVIDADE: CNH GRATUITA pode ser AUTORIZADA em TODOS os estados do país!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

CNH GRATUITA pode ser AUTORIZADA em TODOS os estados do país – Confira mais informações sobre o projeto da Carteira Nacional de Habilitação Gratuita!

Você sabia que a CNH gratuita pode ser autorizada em todos os estados do país? É isso que estão defendendo alguns parlamentares e políticas que estão se debruçando no projeto neste momento. 

Essa é uma ótima notícia já que sabemos que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui muitas taxas que acabam deixando o documento muito caro. Milhares de pessoas poderiam ganhar muito com essa documentação grátis. 

Por isso a seguir vamos falar um pouco mais sobre isso. Entenda e saiba em qual ponto da discussão está esse projeto. Confira!

CNH GRATUITA pode ser AUTORIZADA em TODOS os estados do país!
Imagem: Divulgação

Detran CNH Gratuita 

Já faz algum tempo que pessoas estão falando sobre a CNH Gratuita Detran. A expectativa é que esse documento seja emitido para pessoas de baixa renda em todos os estados do Brasil em um futuro breve. 

Isso porque o Projeto de Lei (PL) nº 3.904/2019 já está em andamento. A projeto criado pelo deputado federal Emerson Miguel Petriv surge com o objetivo de de criar uma carteira de habilitação gratuita que seja usada para fins profissionais. 

A ideia é que as pessoas em situação de pobreza consigam fazer o documento para conseguir emprego e, dessa forma, exercer uma atividade econômica. Esse seria um alívio para muitas pessoas que poderiam trabalhar, inclusive, de forma autônoma. 

Como funciona CNH Gratuita

Mas e como vai funcionar a CNH gratuita? De acordo com o texto, a ação aconteceria em todo o território nacional. Além disso, existem algumas características que poderão fazer toda a diferença. 

Entre os destaques estão:

  • CNH para uso profissional; 
  • TODAS AS ETAPAS GRATUITAS na emissão da carteira de habilitação;
  • Exames obrigatórios também grátis; 
  • Funcionamento em todas as regiões do Brasil. 

CNH Social

Finalmente, de acordo com o texto do deputado, o Programa CNH Social deveria acontecer em todo o Brasil e ser voltado para pessoas de baixa renda. O acesso gratuito deve garantir uma maior inserção no mercado de trabalho rapidamente. 

Como exemplo desse tipo de ação, é possível citar lugares onde existe a CNH Social como: Ceará, Amazonas, Pernambuco e Paraíba. Em cada região, porém, funciona de uma maneira diferente. 

Entre os requisitos para CNH Social estão:

  • Ter mais de 18 anos (para carteira de carro, ‘B’); 
  • Mais de 21 anos (ou dois anos de CNH com ‘B’) para categoria ‘D’;
  • Educação básica completa (saber escrever e ler); 
  • Renda familiar de no máximo três salários mínimos na família. 

Agora é necessário ir acompanhando o projeto para verificar se vai ser aceito o texto em breve. Assim que saírem novidades, vamos trazer mais informações em primeira mão. 

Detran fará NOVA CHAMADA do PROGRAMA CNH Social: Serão AUTORIZADAS mais 4 mil CARTEIRAS de HABILITAÇÃO!

 

Leia Também