MAIS de 8 MIL VAGAS e SALÁRIOS ACIMA de R$ 3 MIL: veja como se CANDIDATAR ao concurso do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anunciou recentemente a autorização de abertura de um concurso com milhares de vagas para profissionais de diferentes áreas.

Um dos grandes anseios de boa parte dos profissionais é passar por todas as etapas necessárias para obter aprovação através de um concurso público. Normalmente, é comum que diversos indivíduos aguardem ansiosamente pela abertura de novos editais, preparando-se para as etapas seletivas.

Pensando nisso, existe uma excelente notícia para quem deseja ocupar um cargo em um dos institutos mais importantes do país, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O IBGE anunciou recentemente a autorização de abertura de novos editais, contando com algumas etapas seletivas imediatas.

Os interessados no concurso devem atentar-se ao máximo possível às informações dispostas, tendo em vista o bom salário ofertado e a oportunidade de garantir estabilidade profissional e financeira. Logo, vale conferir, de forma mais específica, as informações disponíveis.

Mias de 8 mil
Nova oportunidade / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba tudo sobre o novo concurso do IBGE e aproveite a oportunidade!

Como dito anteriormente, a grande maioria das pessoas sonha em obter aprovação em um concurso público. Normalmente, os profissionais que atuam como concursados são amparados por uma grande estabilidade, capaz de garantir estabilidade no cargo.

Dessa forma, como pontuado brevemente, é comum que muitos esperem a abertura de novos editais de uma forma assídua, garantindo um tempo de preparo para as etapas seletivas. Esse foi justamente o caso do IBGE, que apesar de estar com editais abertos somente agora, a autorização já foi anunciada há um tempo.

Segundo as informações propostas pelo Instituto, ao todo, são 8.141 vagas ofertadas. As oportunidades oficiais foram publicadas no início do mês de julho, no dia 4, contando com a abertura de dois cargos para o preenchimento das vagas imediatas.

Além isso, outros editais foram autorizados, porém, é preciso aguardar as etapas necessárias para a organização do certame, para que somente assim o Instituto possa liberar as inscrições.

Veja também: Governo autoriza concurso com MAIS DE 100 VAGAS e salários de ATÉ R$11 mil: NÃO perca essa chance!

Saiba mais sobre as oportunidades e veja como se inscrever

Conseguinte às informações disposta,s normalmente, os editais liberados pelo IBGE chamam a atenção pela abrangências das possíveis contratações. Nesse caso, como por exemplo, existem oportunidades disponíveis tanto para o nível médio de ensino quanto para o superior.

Em relação ao nível médio, tem-se, ao todo, 6.742 vagas disponíveis. As oportunidades são para o cargo de Agente de pesquisas e mapeamento. Em relação às oportunidades par ao nível superior, tem-se 806 vagas para o cargo de Supervisor de coleta de dados.

Dessa forma, é importante ressaltar que, apesar das vagas estarem sendo ofertadas juntas, elas fazem parte de dois editais distintos, sendo eles:

  1. Edital para Agente de pesquisas e mapeamento – in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-3/2023-494053865
  2. Supervisor de coleta de dados – in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-3/2023-494053865

O IBGE ainda informou que as inscrições estão acontecendo dentro do mesmo prazo. Assim sendo, é possível inscrever-se até o dia 19/07/2023, até às 23h. Ademais, os interessados devem acessar o site oficial das inscrições (www.ibfc.org.br) e preencher todos os campos em branco com os dados solicitados.

Por fim, as vagas terão validade de um ano, porém, há possibilidade de prorrogação, caso seja necessário.

Veja também: Estágio na Caixa Econômica Federal: mais de 1.000 vagas disponíveis, veja como CONCORRER