Novas regras para CNH: saiba o que mudou na hora de tirar a carteira de motorista

Mudanças foram anunciadas pelo governo federal. Com isso, há um novo documento padrão para quem tirar ou renovar a carteira de habilitação a partir de agora.

Neste ano de 2022, o governo federal criou a nova Carteira Nacional de Habilitação, que passou a ser válida em todo o território nacional. Junto ao novo modelo do documento também vieram novas regras para tirar a primeira CNH ou renovar a carteira.

Entre as mudanças anunciadas pelo governo está o período de validade da habilitação. Continue aqui para conferir as outras mudanças que foram implantadas e que passaram a valer em todo o Brasil e para todos os motoristas.

Novas regras para CNH: saiba o que mudou na hora de tirar a carteira de motorista
Confira as mudanças anunciadas para a Carteira Nacional de Habilitação Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Atualmente, quem quer tirar a primeira via da CNH precisa passar pelo processo de formação de uma autoescola. Ou seja, precisa ser submetido a aulas práticas e teóricas. Mas, antes de ingressar em uma autoescola, o futuro motorista precisa abrir o processo formalmente no órgão estadual de trânsito, pagar algumas taxas e passar por exames médicos. Só depois é que se deve entrar numa autoescola.

No documento propriamente dito foram implantadas algumas mudanças visuais. Agora, há uma tabela com a imagem de veículos, bem como a designação da categoria que o motorista está habilitado a dirigir. Ademais, o documento também tem tradução em inglês e espanhol e se aproxima dos padrões internacionais.