NOVAS REGRAS para APOSENTADORIA em JANEIRO – Fique por dentro das novas regras para fazer a solicitação da aposentadoria e muito mais: saiba quais são as mudanças em 2021!
Você está por dentro das novas regras para aposentadoria? Já a partir de janeiro de 2021 começam a valer essas novidades, por isso é importante ficar muito atento para saber exatamente como vão funcionar os processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Entenda o que muda a partir da reforma da Previdência. Confira e saiba todos os detalhes sobre como ficou a situação da solicitação desse tipo de benefício e quais são as principais mudanças já para o início do ano.

Conteúdo
Novas Regras Aposentadoria 2021
É hora de ficar atento para as novas regras de aposentadoria em 2021! A partir de janeiro vão começar a entrar em vigor três do total de cinco regras de transição que estão previstas pela reforma da Previdência.
Essa atualização aposentadoria 2021 é chamada de fase de transição. Aos poucos vão sendo mudadas as regras de acordo com o que foi definido na reforma que vai afetar milhões de brasileiros.
É importante lembrar que essas novas regras vão ser usadas para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social que já haviam contribuído para a Previdência Social antes da emenda ser promulgada.
Ou seja, quando perguntam para quem vale as novas regras da aposentadoria INSS, a resposta é: para pessoas que já estavam cadastradas no sistema mas ainda não haviam se aposentado por falta de tempo necessário.
Mudanças Aposentadoria INSS 2021
Para facilitar o entendimento, vamos trazer detalhes sobre as mudanças na aposentadoria INSS 2021. Existem três regras principais que vão começar a valer já a partir de janeiro. Confira a seguir com detalhes:
- Regra dos pontos INSS 2021: nessa transição, essa novidade diz respeito ao cálculo pela soma da idade com os anos trabalhados. Hoje em dia (até 2020) o homem precisa atingir 97 pontos e a mulher 87; a partir de 2020 todos os anos (até 2033) será adicionado um ponto a mais. Ou seja, a regra dos pontos para aposentadoria 2021 é do homem chegando aos 98 pontos e a mulher 88;
- Tempo de Contribuição INSS 2021: existe também a regra do tempo mínimo de contribuição: de 35 anos para homens e 30 para mulheres. Para saber se essa se aplica é necessário fazer os cálculos para saber qual regra se aplica primeiro para os beneficiários;
- Regra Idade Mínima Aposentadoria INSS 2021: também começa a valer a regra do tempo mínimo de 15 anos de contribuição para mulher e homem; hoje em dia é possível se aposentar a partir dos 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres).
Cálculo Aposentadoria INSS 2021
Já o cálculo da aposentadoria INSS 2021 para saber o valor é o mesmo dessas regras de transição. Existe uma fórmula que exemplifica e que pode facilitar no momento de fazer essa conta:
- 60% das contribuições (totais) a partir de 1994 + 2% a cada ano contribuído a partir dos 20 anos (ou 15 anos para mulheres).
Antecipação 13º Aposentados INSS 2021
Por fim, é importante também ficar atento para a antecipação do 13º para aposentados INSS 2021. Essa foi uma confirmação do próprio Governo Federal que vai adiantar esses valores – junto com o abono salarial para trabalhadores.
A ideia é antecipar o 13º para aposentados e pensionistas do INSS 2021 como uma forma de garantir um suporte financeiro durante a pandemia. As datas dos pagamentos ainda não foi confirmada, mas os meses serão fevereiro e março (ao contrário de agosto e novembro).