- Publicidade -

Novas Regras na Aposentadoria do INSS 2022: Veja o que muda e o novo valor atualizado

A reforma da previdência estabeleceu regras novas que os segurados precisam ficar atentos para que possam receber a aposentadoria.

0

A Reforma da Previdência entrou em vigor no dia 13 de novembro de 2019 e com isso, novas regras para a concessão de inúmeros benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social passaram a valer.

- Publicidade -

Contudo, dentre todas as alterações, as que mais destaque receberam foram as que se referem à aposentadoria.

Conforme já dito, a reforma da previdência estabeleceu regras novas que os segurados precisam ficar atentos para que possam receber a aposentadoria.

Além disso, por causa destas alterações muitas pessoas que estavam prestes a se aposentar passaram a ver muito longe o recebimento deste benefício e justamente por isso para não prejudicar estas pessoas foram criadas as chamadas regras de transição que são consideradas um meio-termo entre os novos e antigos moldes.

Mas, é preciso ressaltar que as regras de transição são aplicadas somente àquelas que já estavam contribuindo antes mesmo da reforma e que não tinham ainda atingido os requisitos para a aposentadoria.

- Publicidade -

Além disso, os segurados que atenderam os requisitos antes da reforma entrar em vigor, tem direito a se aposentar pelas regras antigas de concessão, pois já tinha direito adquirido.

Novas Regras na Aposentadoria do INSS 2022: Veja o que muda e o novo valor atualizado

Novas regras da aposentadoria entraram em vigor este ano. Imagem: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Novas Regras na Aposentadoria do INSS 2022: Veja o que muda e o novo valor atualizado

- Publicidade -

Neste ano, a idade mínima para que a mulher possa se aposentar aumentará e igualmente acontecerá com os pontos.

Regra por idade mínima

As mulheres para se aposentarem agora precisam ter 62 anos de idade para requererem o benefício, já para os homens, não houve qualquer alteração, isto é, a idade necessária é 65 anos.

Mas, para aquelas que estavam próximas da aposentadoria antes da reforma, uma regra é aplicada, isto é, a de acrescentar 6 meses na idade, a cada ano de forma progressiva, começando a contagem a partir de 2020.

- Publicidade -

Portanto, neste ano de 2022, a mulher para solicitar o benefício deve ter idade igual a 61 anos mais 6 meses, assim como também, os 15 anos de contribuição.

Veja também: INSS já tem data para pagar aposentadoria com reajuste: Veja o calendário e o novo valor

Regra por pontos

Na regra por pontos, é necessário ter o número de pontos necessários para conseguir o benefício da aposentadoria. Essa regra é correspondente a soma da idade com o tempo de contribuição.

- Publicidade -

Neste ano, para atender conseguir a aposentadoria é necessário atingir os seguintes requisitos:

  • Homens:  Precisam ter 99 pontos + 35 anos de contribuição;
  • Mulheres: Precisam de 89 pontos + 30 anos de contribuição.

É preciso ressaltar que de acordo com esta regra é necessário aumentar a cada ano 1 ponto até que seja atingido o limite de 105 pontos para os homens e 100, para as mulheres.

Veja também:  Novas Regras de Aposentadoria do INSS 2022 começam a valer dia 1º de janeiro

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais