Novas REGRAS da CARTEIRA DE MOTORISTA; atualização do documento é OBRIGATÓRIA?

Senatran estabelece regras novas para a CNH e faz com que brasileiros fiquem curiosos com a novidade.

Você sabia que há novas regras da CNH? Muitos brasileiros ainda não estão a par da novidade. Contudo, o novo documento já está em processo de distribuição para a população. Assim, muitos estão curiosos. 

Agora, a carteira de motorista passou por modificações de diversas maneiras. Logo, a nova versão está chegando para a população. Entretanto, algumas pessoas ainda não conhecem o que mudou no documento. Confira. 

Novas REGRAS da CARTEIRA DE MOTORISTA; atualização do documento é OBRIGATÓRIA?
Saiba mais sobre a nova carteira de motorista válida no Brasil – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novas regras da CNH 

Atualmente, os condutores estão contando com uma novidade na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A novidade já está em processo de emissão desde o mês de junho deste ano. Assim, a novidade é que algumas regras acabaram mudando. Esse processo foi pensado para que motoristas tenham maior segurança. 

Assim, a legislação atual do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já atualizou os processos para emissão e também renovação do documento. Sendo assim, as pessoas que estão aguardando a liberação devem saber que a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) já apontou alguns detalhes. 

Dentre eles está o ponto de que o novo documento já vale em todo o território do país desde o primeiro dia de julho deste ano. Contudo, as medidas não serão obrigatórias de maneira imediata. 

O motivo é que os documentos que estão dentro da validade e estão em circulação não precisam ser trocados agora. Contudo, aqueles que quiserem já ter acesso à nova opção, ele poderá solicitar a emissão. Para isso é necessário pagar a emissão da nova versão. 

Saiba mais: PÉSSIMA NOTÍCIA para quem pretende tirar a CNH em 2023; o que vai acontecer com o documento?

Mudanças 

As pessoas que desejam conhecer mais sobre as mudanças no novo documentos devem compreender que muita coisa mudou. Assim, as modificações tem como objetivo maior oferecer uma maior segurança para o motorista. 

Os aspectos visuais também foram modificados. Um exemplo são as cores. Agora, a carteira é preta e preta, assim como a bandeira. Também contará com uma nova tabela. Ela possui gravuras para conseguir identificar quais categorias o motorista está autorizado a dirigir. 

Além disso, a CNH também exibe um novo holograma na parte inferior. Também mudou o local da assinatura. Ela fica abaixo da foto do condutor. Porém, o ponto que mais chamou a atenção foram alguns pequenos elementos. Eles só poderão ser vistos com a utilização de luz ultravioleta. Logo, será impresso com tinta fluorescente. 

Esse processo será importante para que os agentes de trânsito consigam identificar documentos que sejam falsificados. 

Vale citar por fim, que o quadro que contém as informações médicas do condutor e também as profissionais também estará presente. Assim como no modelo antigo. 

Como renovar?

Os interessados em renovar a carteira para ter acesso a um modelo mais novo pode seguir passos simples. Assim, a nova opção está disponível para as regiões do Brasil. Nesse procedimento é necessário levar alguns documentos. 

O RG é o principal deles para comprovar a identidade. Também será solicitado um comprovante de residência original e também cópia. Por fim, é pedida a CNH que possui o prazo expirado. Também se espera a original e cópia. 

Multas de trânsito pouco conhecidas

Algumas multas são bem conhecidas pelos motoristas, no entanto, outras podem não ser tão conhecidas assim e podem acabar surpreendendo os condutores de todo o país.

É importante ficar atento a todas as multas, pois elas podem acabar tendo penalidades aos motoristas de toda forma. Logo, sendo assim, confira abaixo algumas multas de trânsito pouco conhecidas:

  • Deixar o veículo chegar ao fim da gasolina
  • Dirigir com a velocidade do automóvel muito baixa
  • Manter o pisca alerta após o veículo já estar em movimento
  • Usar a buzina de modo indevido
  • Desrespeitar a distância necessária entre o ciclista e o automóvel
  • Carregar muita carga
  • Ir com o animal de estimação no banco de passageiro

Veja também: ATENÇÃO: Detran divulga LISTA de tudo que poderá SUSPENDER sua CNH em 2023; atente-se!