Novas Provas do Encceja em 2021 vão ser aplicadas na próxima semana: Veja quem pode participar e terminar os estudos

Atualizado Hoje!

Entenda como vão ser as últimas aplicações do Encceja neste ano: prova vai acontecer em todas as regiões do país!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou a aplicação da prova para terminar os estudos neste mês. As novas provas do Encceja em 2021 vão acontecer nos dias 13 e 14 de outubro. 

Essa etapa acontecerá para pessoas que perderam o último prazo (29 de agosto) e para quem está em situação de privação de liberdade. Entenda e saiba quem pode participar do exame. 

Novas Provas do Encceja em 2021 vão ser aplicadas na próxima semana Veja quem pode participar e terminar os estudos
Novas Provas do Encceja em 2021 vão ser aplicadas na próxima semana. Veja quem pode participar e terminar os estudos. / Imagem: Divulgação.

Provas do Encceja em outubro 

É isso mesmo: provas no plural! O Ministério da Educação (MEC), a partir do Inep, vai fazer o que deve ser a última aplicação de provas do Encceja em 2021 neste mês. 

A prova será reaplicada para centenas de inscritos que perderam o exame no último dia 29 de agosto. Para quem não lembra, foi nessa data que aconteceu a aplicação atrasada do Encceja 2020. 

Por conta do Covid-19 a aplicação da prova que aconteceria ano passado só aconteceu em agosto deste ano. E também por conta da doença, muitas pessoas perderam a prova e agora poderão fazê-la. 

Reaplicação Encceja 2021

O nome dessa modalidade para quem perdeu a prova na primeira data é reaplicação do Encceja 2021

Quem pode fazer a reaplicação do Encceja são aquelas pessoas que não foram no exame no dia 29 de agosto, mas justificaram e fizeram a solicitação de reaplicação. 

Neste ano, existiam dois motivos possíveis de justificativa do Exame de Certificação:

  • Problema técnico/estrutural ou força maior: caso de pessoas que passaram por falta de luz no dia da prova ou problemas de locomoção por causas naturais (enchentes, etc.); 
  • Pessoas com sintomas de doenças contagiosas: o Inep divulgou uma lista de doenças (incluindo Covid-19). Caso a pessoa estivesse com sintomas no dia da aplicação da prova, poderia justificar apresentando uma avaliação médica. 

A reaplicação do Encceja 2020 vai acontecer, portanto, nos dias 13 e 14 de outubro de 2021. A maioria das pessoas que fez a solicitação foi aprovada – é possível ver isso no Cartão do Participante. 

Encceja PPL 2021

Nas mesmas datas vão acontecer as provas do Encceja PPL em 2021. A prova também será sobre a edição de 2020, atrasada por conta da pandemia. 

E quem pode fazer o Encceja PPL? Essa é aquela modalidade da prova voltada para pessoas em situação de privação de liberdade ou que estão em unidades socioeducacionais. 

A prova do Encceja PPL vai acontecer em todas as regiões do país em unidades e prisões que fizeram a solicitação no prazo específico. O exame será aplicado também nos dias 13 e 14 de outubro. 

Veja Também: Próximas provas do Encceja 2020 vão ocorrer em outubro: Entenda os critérios e quem participará do exame

Encceja 2022

Finalmente, a grande pergunta para quem está esperando para terminar os estudos é: quando abrem as inscrições para o Encceja 2022

O Inep ainda não tocou no assunto porque está no processo de correção da última edição da prova. Por isso, nas próximas semanas devem sair as notas do Encceja 2021 (2020) e só depois disso é que o MEC deve falar sobre a próxima edição. 

A inscrição do Encceja 2022 deve acontecer ainda no início do próximo ano – ou quem sabe no final de 2021. 

 

Leia Também