Novas Datas da PROVA DO ENEM 2020: Confirmado ADIAMENTO do exame para o ANO QUE VEM! 

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

aNovas Datas da PROVA DO ENEM 2020 – Acompanhe todas as informações sobre o novo calendário oficial do Exame Nacional do Ensino Médio!

É oficial: foram disponibilizadas as Novas Datas da Prova do Enem 2020! Depois de muita discussão, o Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) resolveu fazer o adiamento. 

Isso aconteceu depois de muitas pessoas reclamarem justamente das datas iniciais do Exame Nacional do Ensino Médio. Isso porque milhões de estudantes estão passando por dificuldades para estudar em casa em um período de isolamento social necessário. 

A seguir vamos falar mais sobre as novas datas escolhidas e sobre como deverão acontecer as provas. Confira e saiba mais detalhes sobre o que foi falado em coletiva de imprensa pelos organizadores do exame. 

Novas Datas da PROVA DO ENEM 2020
Imagem: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

Enem 2020 vai ser ano que vem

É isso mesmo: o Enem 2020 vai ser ano que vem. Ou seja, a prova que deveria acontecer inicialmente em outubro e novembro foi passada para o início de 2021. Isso foi o que confirmaram o presidente do Inep, Alexandre Lopes, e o secretário-executivo do MEC, Paulo Vogel. 

Novas DATAS do SISU, PROUNI e FIES Segundo Semestre: Confira NOVO CALENDÁRIO!

A nova data do Enem 2020 ficou a seguinte: 17 e 24 de janeiro de 2021. De acordo com levantamento feito pelo próprio Inep, 49,7% dos alunos escolheram a edição impressa da prova nas datas específicas de  16 e 23 de maio. 

Já as novas datas do Enem Digital ficaram para: 31 de janeiro e 07 de fevereiro. Os exames estavam marcados inicialmente para novembro e houve uma taxa de reprovação muito grande dessas datas por alunos de todo o Brasil. 

Enem em 2021 

Mas e por que o Enem vai ser em 2021? Esse foi um pedido da maioria dos estudantes por conta da pandemia do novo coronavírus. Esse novo prazo deverá dar um maior tempo para quem está sem aulas presenciais e sem acesso à boa internet para estudar em casa. 

Foi feita uma pesquisa com alunos e estudantes que devem participar da prova e a maioria escolheu a data mais distante (maio de 2021) para ambos os exames (impresso e digital). Por isso a mudança da prova do Enem para 2021 foi feita pelo MEC.

De acordo com o secretário-executivo da pasta, o exame nessa data não deverá atrapalhar os estudantes para ingresso no primeiro semestre de 2021. É justamente por isso que as provas não vão acontecer em maio, mas em janeiro e fevereiro. 

Novo Calendário Enem 2020 

Por fim, é necessário que os estudantes fiquem atentos para o novo calendário do Enem 2020/2021. As datas foram disponibilizadas para as provas especificamente e também para a divulgação dos resultados oficiais. 

O novo cronograma do Enem 2020 ficou assim:

  • Provas impressas Enem 2020: 17 e 24 de janeiro (mais de 5,7 milhões inscritos);
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro (mais de 96 mil inscritos); 
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para caso de alunos que passarem por eventuais problemas de estrutura);
  • Resultados do Enem 2021: a partir de 29 de março. 

Abertas as Inscrições para 51 mil Vagas do SISU: Mudança no Sistema de CURSOS – Confira!

 

Leia Também