Nova regra para JOVEM APRENDIZ: brasileiros ficam felizes

Um programa já muito bem conhecido no Brasil, o Jovem Aprendiz é responsável por oferecer a primeira oportunidade de milhões de brasileiros. Confira a nova regra do programa abaixo!

Sem sombra de dúvidas, o primeiro emprego é uma fase extremamente marcante da vida de incontáveis pessoas aqui no nosso país. Afinal de contas, a primeira oportunidade profissional tem o poder de transformar o nosso caráter, e nos tornar cidadãos de bem, responsáveis e que podem contribuir ao país.

Para muitos jovens brasileiros, esta primeira oportunidade vem de uma única iniciativa: o Jovem Aprendiz. E se você não está acompanhando notícias referentes ao assunto, uma mudança recente no Jovem Aprendiz pode fazer com que o programa se torne ainda melhor! Saiba todas as informações a respeito, no texto a seguir.

Confira mudança! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Conheça mais sobre o Jovem Aprendiz

O Brasil, sem sombra de dúvidas, é um país que consegue verificar de perto a grande transformação que educação e oportunidades podem fazer. Não é nenhum tipo de segredo, que a desigualdade no nosso país está bem longe de ser um problema pequeno. Os cidadãos que vivem em camadas mais pobres de nossa sociedade, raramente tem as mesmas chances que aqueles vivendo nas camadas mais altas. Justamente por isso, talvez, muitos acabam tendo que se voltar para a violência e coisas erradas.

Felizmente, o governo federal brasileiro possui uma gama diversa de programas que podem impedir que estas pessoas tenham que se voltar para o crime. Os programas sociais do nosso governo, são capazes de ofertar as oportunidades que faltam para este grupo imenso de cidadãos brasileiros. E uma das iniciativas que contribui fortemente nesta luta, é o Jovem Aprendiz.

Para aqueles que não possuem muita familiaridade com o assunto, o Jovem Aprendiz é o programa que faz referência à Lei do Aprendiz. Por meio dele, jovens de entre 14 e 24 anos podem ter a sua primeira experiência profissional. Obrigatoriamente, qualquer empresa de médio ou grande porte deve reservar 15% de suas vagas para menores aprendizes. Este jovem, irá trabalhar sob um vínculo empregatício formal e ter direito a benefícios como o FGTS.

Veja também: Trabalhar como Jovem Aprendiz em 2023: o que diz a lei e qual é a carga horária?

Confira mais recente mudança para o Jovem Aprendiz

Mas, o impacto que o programa Jovem Aprendiz tem para o Brasil, já deve ser um fator conhecido por muitos. O que deve ser desconhecido, nesse presente momento, é na verdade as mudanças que devem acontecer no programa. Sendo assim, se você não anda ligado nas notícias, vamos conhecer um pouco mais a respeito delas e o que deve mudar a partir de agora.

Recentemente, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte fez uma publicação no Diário Oficial do Município (DOM), que deve ampliar o alcance do Jovem Aprendiz. Agora, o programa dentro da cidade deve ter outros grupos prioritários que se beneficiarão da oportunidade. Dessa forma, outras parcelas pouco privilegiadas poderão acessar esta iniciativa.

Então, a partir de agora além dos jovens baixa renda, serão priorizados pelo Jovem Aprendiz de BH, adolescentes que estão passando por programas socioeducativos. Ademais, jovens que possuem deficiência ou estão cumprindo pena, também se tornam prioridade do programa. Por fim, o Jovem Aprendiz também irá acolher jovens imigrantes, jovens vivendo em situação de violência e jovens que pertencem a grupos indígenas.

Veja também: Aumento da REMUNERAÇÃO para Jovem Aprendiz; confira!