Nova Regra do MEC Sobre Diploma Está Dando o Que Falar

MEC Cria Novas Regras para Emissão e Registro de Diploma

MEC Cria Novas Regras para Emissão e Registro de Diploma – Portaria publicada no Diário Oficial da União estabelece novos requisitos para as universidades no momento da Emissão e Registro de Diplomas de Nível Superior. Veja o que mudou!

Ter um diploma de ensino superior emoldurado na parede é o sonho de muitos brasileiros. Antigamente, frequentar a universidade era um privilégio de poucos, mas essa realidade mudou consideravelmente nos últimos anos. Iniciativas governamentais como Enem, SiSU, Prouni e Fies têm garantido o ingresso e a permanência no ensino superior para milhões de estudantes nos quatro cantos do país. Mesmo com toda essa oferta de oportunidades, infelizmente ainda são comuns os casos de diploma fraudado. Para combater essa prática, o MEC anunciou novas regras para a emissão e o registro de diplomas em território nacional. Leia e fique informado!

diploma MEC
Imagem: Divulgação.

MEC Diploma – Entenda o Que Mudou!

diploma novas regras
Imagem: Divulgação.

A portaria n° 1.095 (publicada no Diário Oficial da União) apresenta novas regras no processo de expedição e registro de diplomas de nível superior. Criada para reduzir fraudes e aumentar a segurança nos processos internos das universidades, que terão 180 dias para adequamento às novas regras. A decisão já está dando o que falar na internet!

Mas afinal, o que muda? A partir de agora, será exigido das instituições de educação superior a assinatura de um termo de responsabilidade e a criação de prazos para registro e expedição de diplomas. Outra exigência feita às instituições é a publicação de informações sobre os diploma registrados no Diário Oficial da União. As universidades também deverão manter registros detalhados em seus respectivos sites para fins de consulta pública e realizar publicações a respeito de diplomas cancelados.

A portaria não altera a gratuidade na emissão da primeira via do diploma, histórico escolar e certificado de conclusão de curso.

Você sabe Como Calcular a Média do Enem?

Revalidação de Diploma – Inep Revalida

diploma inep revalida
Imagem: Divulgação.

Para serem aceitos em território nacional, os diplomas emitidos em instituições de outros países precisam passar pelo processo de revalidação de diploma por intermédio de alguma universidade pública brasileira – as únicas autorizadas pelo Governo para a realização desse procedimento.

Para isso, é necessário que o interessado entre com um requerimento de revalidação de diploma em uma instituição pública que possua curso reconhecido na mesma área e do mesmo nível ou equivalente. Acesse portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas para ficar ligado nas principais informações sobre revalidação de diplomas!

Para diplomas de Medicina é necessário se cadastrar no Inep Revalida. Confira mais informações em revalida.inep.gov.br

Confira os 15 Melhores Cursos EaD do Brasil Segundo o Enade!

 

Leia Também