ÓTIMA NOTÍCIA: Nova PRORROGAÇÃO do BOLSA FAMÍLIA 2021 e Cadastro Único! Confira o CALENDÁRIO ANUAL do BENEFÍCIO

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Nova PRORROGAÇÃO do BOLSA FAMÍLIA 2021 e Cadastro Único! – Fique por dentro das últimas notícias e saiba como vai funcionar o principal programa de renda do país em 2021!

Milhões de brasileiros e brasileiras estão aguardando ansiosamente detalhes sobre a nova prorrogação do Bolsa Família 2021. Também devem surgir em breve novidades sobre o Cadastro Único (CadÚnico) para quem quer inscrever-se ou manter os pagamentos normalmente. 

Fique por dentro e saiba também como ficou definido o calendário oficial para esse ano. Confira e fique por dentro de como vão funcionar os prazos e as datas para depósitos de cada uma das mensalidades. 

ÓTIMA NOTÍCIA: Nova PRORROGAÇÃO do BOLSA FAMÍLIA 2021 e Cadastro Único!
Imagem: Divulgação

Suspensão Bolsa Família 2021

Boa notícia para beneficiários de todo o Brasil: a suspensão e bloqueio do Bolsa Família 2021 segue suspensa por mais três meses. É isso que foi definido no Diário Oficial da União na última segunda-feira. 

De acordo com a definição, foi prorrogado por mais 90 dias a suspensão de revisões cadastrais e procedimentos operacionais do Bolsa Família. Isso é ótimo, mas o que quer dizer na prática?

Isso significa que os beneficiários do programa não podem ter os seus pagamentos cancelados ou bloqueados por motivos simples como falta de revisão no cadastro, por exemplo. Ainda assim é necessário ficar atento para todos os detalhes dessas definições. 

A medida surgiu com a intenção de evitar aglomerações e exposição ao coronavírus através de atendimentos presenciais. De acordo com o texto da definição, os atendimentos seguem prejudicados também por fatores como suspensão de aulas e necessidade de atenção para atividades em unidades de saúde. 

Bolsa Família Bloqueado em 2021

Resumidamente: apenas em casos muito isolados os beneficiários terão o Bolsa Família bloqueado em 2021. Isso porque essa prorrogação das atividades afeta muitos serviços ofertados. Entre eles, estão proibidos:

  • Procedimentos de averiguação de cadastro; 
  • Revisão cadastral; 
  • Ações de bloqueio; 
  • Suspensão e cancelamento de benefícios por descumprimento de regras básicas (de gestão). 

Também ficou definido como suspenso o cálculo do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família e do CadÚnico para apuração de valores. A operação de índice continua sendo de fevereiro de 2020, portanto. 

IMPORTANTE: em alguns casos o bloqueio do Bolsa Família está acontecendo. É o caso de pessoas que fizeram doações para campanha ou recebem o benefício e fizeram prestação de contas alta para tentar eleição em cargo público. 

Entenda como evitar o Cancelamento ou Bloqueio do Bolsa Família em 2021!

Calendário Bolsa Família 2021

Por fim, é importante ficar atento para o calendário do Bolsa Família 2021. As datas dos pagamentos de todo o ano já foram disponibilizadas oficialmente pelo próprio Ministério da Cidadania. 

Agora você pode saber todas as datas de pagamento do Bolsa Família em 2021. Confira e saiba quando você recebe de acordo com o número final do NIS:

datas de pagamento do Bolsa Família em 2021

 

Leia Também