CONFIRMADO! Nova PROPOSTA do 14º SALÁRIO do INSS para APOSENTADOS em 2021: Veja quem PODE RECEBER!

Alexandre Guglielmelli
Atualizado Hoje!

Nova PROPOSTA do 14º Salário do INSS em 2021 para APOSENTADOS e PENSIONISTAS está CONFIRMADA! Veja tudo sobre o projeto e quem PODE RECEBER!

Ótima notícia para aposentados: Uma proposta do 14º salário emergencial foi apresentada no Senado! O novo pagamento deve acontecer ainda em 2021 e tem tudo para contemplar mais de 35 milhões de pensionistas em todos os estados do Brasil.

O salário extra do INSS veio para enfrentar os efeitos da pandemia, e deve representar um verdadeiro alívio para muitos segurados do governo. Confira abaixo tudo sobre a proposta e suas chances de ser aceita.

CONFIRMADO! Nova PROPOSTA do 14º SALÁRIO do INSS para APOSENTADOS
Imagem: Divulgação

14º Salário do INSS em 2021 – Entenda a proposta

A proposta do 14º salário do INSS em 2021 foi apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Em regime de urgência, vários grupos parlamentares pressionam pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.657/2020, que prevê o pagamento de um salário extra para os segurados enquanto durar a pandemia.

O PL já havia sido apresentado em 2020, mas não chegou a ser votado. Sendo assim, o projeto chegou sem novidades ao Senado, exigindo o mesmo que sua versão anterior: um 14º salário para os aposentados e pensionistas do INSS.

“A pandemia está fazendo um estrago enorme na economia e na vida das pessoas menos favorecidas”, afirmou o senador Paulo Paim sobre o projeto.

A proposta já foi apresentada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebendo voto favorável de Paim, que assumiu o posto de relator do Projeto de Lei na Comissão específica.

Os pagamentos do INSS de fevereiro já começaram! Veja o calendário completo.

Como o 14º Salário do INSS pode ajudar a economia?

A proposta do 14º Salário do INSS não foi criada apenas para socorrer os aposentados e pensionistas, mas também para dar um incremento à economia, extremamente prejudicada pela pandemia do coronavírus e o empobrecimento da população.

Segundo o senador que apresentou a proposta, o salário extra deve representar uma boa dose de ânimo para a economia em geral, já que a verba disponibilizada pelo governo deve ser revestida em gastos para a população.

O 14º salário, além de ajudar os aposentados e as pessoas dos grupos de risco, também servirá como uma injeção de recursos na economia. Afinal de contas, entre os municípios brasileiros, cerca de 64% dependem da renda dos segurados pelo INSS”, comentou Paim.

O salário extra emergencial do INSS deve representar em torno de R$ 42 bilhões injetados no comércio local, o que deve gerar empregos, renda e impostos para o próprio governo, além de melhorar a qualidade de vida dos pensionistas.

A origem da proposta do salário extra do INSS

A proposta do 14º salário do INSS foi criada pela própria população brasileira, através da Ideia Legislativa nº 127.741. O texto do projeto foi escrito pelo advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo, e foi apresentado inicialmente em 2020.

O projeto pede a liberação de um 14º salário como um bônus natalino para os aposentados e pensionistas, sempre a ser pago no mês de dezembro em anos atípicos – como o da pandemia.

A proposta foi assinada por mais de 60 mil pessoas, e acabou encaminhada à comissão da CDH do Senado. O projeto deve ser apreciado pelos senadores e possivelmente votado ainda nesta semana.

Caso seja aprovada e transformada oficialmente em Projeto de Lei ou Proposta de Emenda Constitucional, a proposta será votada no plenário do Senado. Se aprovado pelos senadores, o projeto será enviado à Câmara dos Deputados e decidido por maioria simples.

Poderão receber o 14º salário todos os aposentados e pensionistas do INSS. Fique de olho no site para receber atualizações sobre a votação do projeto!

Precisa fazer a prova de vida do INSS online? Clique aqui para ver o passo a passo!

 

Leia Também