Nova fase do Desenrola Brasil começa em menos de 48 HORAS: PARTICIPE!
A nova etapa do programa de parcelamento de dívidas vai atender as demandas de um novo público. Saiba quem pode participar.
Depois de muito tempo, a nova etapa do Desenrola Brasil finalmente foi lançada. Na verdade, o Governo Federal já possui uma data para lançamento. Os brasileiros que atenderem aos critérios, poderão renegociar suas dívidas e limpar o nome. Vale destacar que o programa já havia sido anunciado desde o início do mandato do presidente Lula (PT), no início deste ano.
No entanto, ele foi lançado oficialmente em julho de 2023. Os brasileiros da faixa 2 estavam negociando suas dívidas com os bancos. Agora, o benefício será destinado aos brasileiros da faixa 1. A próxima fase do programa terá algumas diferenças com a etapa de julho. Portanto, é necessário ficar atento às regras. Continue lendo esta matéria para saber todos os detalhes da segunda fase do Desenrola Brasil.

Segunda fase do Desenrola Brasil será lançada em poucos dias; veja o que muda
Antes de mais nada, é importante explicar como o Desenrola Brasil funciona. Conforme já mencionado antes, trata-se de um programa lançado neste ano pelo Ministério da Fazenda, do Governo Federal. A finalidade é fazer com que os brasileiros endividados possam limpar o nome. De acordo com o órgão, o programa vai beneficiar mais de 70 milhões de famílias brasileiras.
Para especialistas, o número de endividados é um reflexo da crise econômica que atinge o país há anos, mas piorou com a pandemia do Covid-19. Então, o programa é considerado importante para a retomada da economia e volta do consumo entre as famílias brasileiras. Afinal de contas, as pessoas poderão ter acesso ao crédito, se limparem o nome.
O Desenrola Brasil é dividido em duas faixas. A faixa II pode negociar suas dívidas desde julho deste ano. Neste caso, as renegociações são férias diretamente pelo banco. Para participar, a renda do brasileiro deve ser de dois salários mínimos federais a R$ 20 mil. A segunda etapa, possibilita que os brasileiros da faixa 1 negociem as dívidas.
Neste caso, els precisam ter uma renda de até dois salários mínimos ou estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Vale destacar que as renegociações acontecem com o intermédio do Governo Federal, por meio de uma plataforma.
Os brasileiros poderão renegociar dívidas de até R$ 5 mil, com juros de 1,99% ao mês. O pagamento pode ser feito em uma única parcela ou em até 60 prestações, de acordo com as informações do Desenrola Brasil publicadas pela Fazenda.
Veja também: AUMENTO na conta de energia CONFIRMADO? Brasileiros terão que pagar 44% a mais?
Como se cadastrar na plataforma
A previsão é de que o Governo Federal lance a plataforma do Desenrola Brasil na próxima segunda-feira (25). Por enquanto, ainda não é possível acessar o sistema. Acredita-se que o login será feito por meio do cadastro do Gov.br, portal e app com todos os serviços disponibilizados pelo Governo Federal. Então, caso deseje, já é possível se cadastrando no Gov, por meio deste link: https://www.gov.br/pt-br.
Veja também: A Shein me Taxou: posso pedir reembolso TOTAL? Aprenda como REAVER seu dinheiro AGORA