Nova chance para todos os brasileiros que fizeram o ENEM

Os interessados em estudar em universidades federais podem se inscrever no Sisu 2023.2, saiba como funciona e quando abrem as inscrições.

Aqueles que fizeram a prova do Enem em 2022 e ainda não ingressaram no ensino superior ou não conseguirem a vaga que desejavam podem ter uma nova chance em breve. É que, como todos bem sabem, o exame é a principal porta de entrada para quem deseja fazer uma graduação em instituições públicas ou privadas.

É possível utilizar a média da nota obtida para tentar uma vaga no ProUni, Sisu ou Fies, com bolsa de 50% a 100% em instituições particulares, vaga nas universidades federais e financiamento do curso em instituições particulares com pagamento somente após a conclusão do curso, respectivamente.

Cada um desses programas do governo federal possui regras específicas para ingresso, assim como prazo de inscrição. Geralmente ocorrem duas chamadas ao longo do ano, a primeira no primeiro semestre e a segunda no começo dos últimos seis meses. Assim, dá para tentar a vaga no curso e instituição desejados uma segunda vez.

Nova chance para todos os brasileiros que fizeram o ENEM
O Sisu vai abrir novas inscrições em junho, confira os requisitos para participar. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona a nova chance para quem fez o Enem?

O Ministério da Educação deve anunciar a abertura das inscrições para a segunda chamada do Sisu em junho, aqueles que fizeram o Enem em 2022 e que estão interessados em ingressar em uma universidade pública devem ficar atentos. O programa que vai abrir vagas no próximo mês é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O cronograma prevê que a abertura das inscrições ocorra no dia 19 de junho, com encerramento previsto para 22 de junho, através do portal: https://acessounico.mec.gov.br/sisu. Cada candidato pode escolher até duas opções de cursos e durante o período em que as inscrições estiverem abertas será permitido trocar os cursos e alterar entre primeira e segunda opção de preferência.

A cada dia ocorre a atualização da nota de corte parcial para conquistar a vaga desejada, é um parâmetro que serve como estimativa para que a pessoa saiba quais as possibilidades reais de conseguir ou não a vaga. Se a nota de corte estiver muito acima da nota do candidato, ele pode optar por trocar de curso ou de instituição.

Veja também: Universidades já começaram a ADERIR ao SiSU 2023: confira as datas!

Confira os prazos para os candidatos

O resultado da nova chance para quem fez o Enem e deseja tentar uma vaga através do Sisu 2023.2 será divulgado no dia 27 de junho, no mesmo site da inscrição. Os aprovados terão do dia 29 de junho até o dia 4 de julho para realizarem a matrícula e assim garantirem a vaga. Quem não conseguir a aprovação ainda deve aguardar na lista de espera.

Se os selecionados não realizarem a matrícula, começam a ser chamados os candidatos da lista de espera, conforme a ordem de classificação da nota. Para fazer a matrícula é necessário apresentar a documentação obrigatória, que inclui os documentos pessoais do estudante (RG, CPF e título de eleitor), o comprovante de conclusão do ensino médio, que é a ficha dezenove, entre outros.

Podem concorrer a uma vaga para as universidades públicas através do programa os candidatos que fizeram o Enem na última edição, que não tiveram zero na redação e que não são treineiros, ou seja, que já concluíram a educação básica ou que estão no último ano do ensino médio.

Veja também: SiSU 2023/2 tem datas DIVULGADAS pelo Ministério da Educação: confira!