Nova carteira de identidade vai substituir o antigo RG, veja como solicitar a sua
Em 2022, o Governo Federal criou a nova carteira de identidade, que irá substituir o atual RG. Saiba como emitir o novo documento.
A nova carteira de identidade foi anunciada pelo Governo Federal em 2022. Na ocasião, houve um prazo para que os estados passassem a emitir o novo documento. No entanto, nem todos os governos conseguiram respeitar a data. Por essa razão, o Governo Federal já adiou o prazo para que o documento fosse disponibilizado. Novamente, os governos pediram que o prazo fosse adiado.
De acordo com o Gov.br – portal com todos os serviços do Governo Federal, já existe um novo prazo para que os estados disponibilizem a nova carteira de identidade. A nova versão do documento traz melhorias em relação ao RG (Registro Geral). Além do mais, substitui o número de identidade pelo CPF dos brasileiros. Continue lendo esta matéria para saber como emiti-lo.

Afinal, a nova carteira de identidade já pode ser emitida? Entenda
Antes de mais nada, é importante deixar claro o motivo do Governo mudar o documento de identificação. Em primeiro lugar, existem as questões de segurança. Além disso, com o tempo, o RG passou a constar o número do CPF. Então, o Cadastro da Pessoa Física começou a ser usado para identificar o brasileiro, assim como o número do RG. Ou seja, existem dois números de identificação na prática, o que pode gerar confusão.
Por isso, o Governo criou a CIN (Carteira de Identidade Nacional). Na nova carteira de identidade, constará, apenas, o número do CPF do cidadão. Ou seja, o número do RG vai deixar de ser usado. A nova versão do documento é obrigatória para todos os brasileiros. Mas, calma. O prazo para emiti-lo é até 2032.
De acordo com o Governo, os brasileiros podem solicitar a CIN quando precisarem fazer a segunda via do RG – ou quando cadastrarem crianças que ainda não têm o documento. Vale destacar que existe outro prazo – para os governos estaduais. Inicialmente, os estados deveriam disponibilizar a nova versão do documento no meio deste ano.
Mas, o Governo Federal adiou o prazo para 6 de novembro. No entanto, os governos dos estados pediram que a data fosse estendida novamente. Agora, a nova carteira de identidade deve ficar disponível até o dia 6 de dezembro de 2023. Portanto, os brasileiros devem fazer a solicitação até 2032. No entanto, os governos estaduais precisam disponibilizar o documento até o final do ano.
Veja também: É o fim do RG? Nova carteira de identidade começa a ser emitida em todo o Brasil
O que muda com o novo documento
Basicamente, a nova carteira de identidade é mais segura. Ela possui uma série de recursos que não constam no RG. O destaque vai para a tecnologia com que ela é impressa – a mesa utilizada no RG. Ou seja, existe uma menor probabilidade de fraudes. Além do mais, os brasileiros podem usar o QrCode da CIN para instalar uma versão digital do documento, o que garante mais praticidade e segurança. Por fim, para solicitar a CIN, o cidadão precisa procurar o órgão emissor de documentos de seu estado, como o Poupatempo, por exemplo.
Veja também: Novo golpe na internet tem feito muitas vítimas: veja como EVITAR